Pesquisar neste blogue

terça-feira, dezembro 27, 2011

a canção do ano

que nos desculpem o Zé Mario Branco e o Camané, mas esta do Sérgio é que é coisa para rebentar de uma vez por todas com os óscares



Onde num artigo de opinião publicado no DN se reconhece que a Alemanha é um país ocupado (a seguir à 2ª Grande Guerra os Aliados decidiram obrigar a potência vencida a pagar pela manutenção de tropas "para proteger o pais da ameaça soviética), a ocupação continua e a partir desse paradigma, pela via económica, a colonização imperialista se estende a toda a Europa:
"... quem continuar a falar de Eurobonds não percebe mesmo nada da natureza desta crise - o BCE não é a Reserva Federal norte-americana ou o Banco de Inglaterra. Contra factos não há argumentos e não vale a pena andar a lutar contra moinhos de vento. Espera-se é que o principal partido da oposição não repita nesta matéria essencial para Portugal as tristes figuras que andou a fazer na discussão e votação do Orçamento do Estado para 2012. Espera-se que desta vez António José Seguro... etc,etc"

O sistema capitalista, devido ao seu carácter contraditório - que se baseia na apropriação privada por parte de um pequeno grupo de banqueiros e governantes que transformam em capital a produção social fruto do trabalho da esmagadora maioria do povo - gera crises económicas que ameaçam a sua própria existência. Os grandes capitalistas resolvem estas crises cíclicas à custa da destruição em massa das forças produtivas, dos despedimentos em massa, pelo encerramento e deslocalização de unidades de produção, pela destruição de bens activos sem correlação com o capital acumulado (1). No passado, esta enorme destruição de que o grande capital necessita para resolver as crises, já implicou duas guerras mundiais. Actualmente a fabricação de dinheiro ficticio (2) em grandes quantidades para tentar impedir a derrocada do capitalismo está a conduzir o mundo a uma situação de guerras generalizadas. Não é uma guerra convencional - não há inimigo credível (3) a quem o grande capital global possa atribuir estrategicamente qualquer culpa - por todo o lado do que se trata é de uma guerra dos Capitalistas contra os Povos.

a acumulação primitiva de capital sempre foi um roubo violento. O processo torna-se tanto mais violento quanto mais aumentar a concentração canibalista

notas
(1) Nos EUA onde esta crise se iniciou, após os multimilionários empréstimos aos bancos (bailouts), agora a administração Obama decidiu branquear mais uns quantos vigaristas. Na semana passada, quatro ex-executivos do Washington Mutual (WaMu), o grande banco yankee que faliu em 2008, viram as suas dívidas perdoadas. (fonte)
(2) Este Natal foi particularmente generoso para os Banqueiros: “Praticamente 100% dos bancos dos 17 países que utilizam a moeda comum europeia ocorreram ao guichet do BCE para obter um total de € 489,2 biliões na primeira operação de resgate ao Euro que a autoridade monetária fez com prazo de três anos" (fonte)
(3) Parece inacreditável, mas passa-se assim: um Juiz norte-americano esta semana declarou considerar o Irão, conjuntamente com a al-Qaeda e os Talibans, implicado nos atentados do 11 de Setembro de 2001 (fonte)

breve nota às notícias oficiosas:
De facto o BCE entregou a mais de uma centena de bancos europeus semi-falidos 640 mil milhões de DÓLARES... que foram convertidos em 489,2 mil milhões de Euros sob autorização expressa do consórcio de bancos privados norte-americanos que dá pelo nome de Reserva Federal.
O móbil ao serviço do qual Mario Draghi funciona é o de reduzir a União Europeia a uma zona equivalente a quaisquer outras do 3º Mundo
.

Sem comentários: