Pesquisar neste blogue

quarta-feira, março 28, 2012

a deposição da Dívida

"Na Biblia há o jubileu: o cancelamento da dívida de 6 em 6 anos. As terras eram restituidas, os servos libertados" (Mariana Mortágua)



"a Dívida foi sempre um instrumento de chantagem. Não é uma coisa nova, no livro (a Dividadura) defendemos que ela é anterior à moeda cunhada. Na economia local a moeda fisica era um elemento raro, mas havia registo de dívidas. E ficámos a saber que as sociedades encontraram mecanismos de cancelamento e renegociação da dívida, para não permitir que fosse um factor de desestabilização, de agravamento da situação, de entropia"
Mas deixou de ser assim...
- Na sociedade moderna, nas crises da América Latina, da Argentina, a dívida passou a ser usada para impor politicas. Pelo FMI, por exemplo" (ibidem)
.

4 comentários:

Fada do bosque disse...

Olá xatoo,
penso que esta Era, vai ser a Era da tirania por excelência. Devemos isso particularmente, a todos os indiferentes...

Um abraço

Diogo disse...

Uma ideia engraçada seria obrigar os bancos a divulgar onde é que foram buscar o dinheiro que nos emprestam (e que criam a partir do nada). Se não o conseguissem fazer, as dividas ficariam anuladas.

xatoo disse...

Meninas e meninos
Se são da região de Lisboa e têm algum tempo livre adiram e colaborem com o CADPP, porque é isso mesmo que andamos a tentar demonstrar perante o maior número de pessoas possivel.
http://cadpp.org/
Se não residem aqui podem igualmente colaborar, distribuindo material que explica as circunstâncias que criaram uma divida que é mais que ilegitima - a maior parte dela é mesmo odiosa, contraida por gente que cometeu crimes de forma consciente.

Karocha disse...

Diogo
Tinha graça sim senhor!!!