Pesquisar neste blogue

segunda-feira, março 12, 2012

Mais uma pequena amostra de PPP

Em 2004 era primeiro ministro Santana Lopes, depois de ter sido presidente da Câmara Municipal de Lisboa, quando o Fundo Financeiro Privado FundBox adquiriu um imóvel na Estrada da Malveira da Serra com a finalidade de o reconverter para um "Lar de Cuidados Continuados para Idosos". A intenção do investimento é ceder a nova instalação à entidade públicaSanta Casa da Misericórdia” mediante o pagamento de uma (provavelmente choruda) renda mensal.

Passados 8 anos, em 2012, Santana Lopes é presidente da Santa Casa da Misericórdia (SCM), o imóvel construído pela FundBox está pronto, mas o actual staff da SCM (para onde entretanto transitou a santanete Eduarda Napoleão oriunda da vereação da Câmara Municipal de Lisboa, cargo onde enfrentou uma acção judicial relacionada com a corrupção no caso Bragaparques) desconhecia até agora em absoluto a existência desta obra e respectivo contrato. As consequências da pretensa gestão destas coisas ser feita por indigentes profissionais, socialite-girls e corruptos reciclados tem custos não dispicientes.

A obra, cuja construção custou 5 milhões de euros, está pronta, mas ninguém da Santa Casa mexeu uma palha (nem presumivelmente haverá mais dinheiro) para tratar da segunda empreitada que há-de instalar os equipamentos e mobiliário para o funcionamento proposto para o edifício. As rendas estão prontas a ser cobradas (se é que já não foram), mas decorrerão largos meses, ou anos, até que o edificio sirva para o uso contratual definido em 2004. Não interessa. O Fundo de Investimento FundBox, cujo presidente é Carlos de Sottomayor Vaz Antunes, que integrou as listas a deputado pelo PSD na 11ª posição (não ilegível) não sai prejudicado no negócio. E isso é que interessa. O depósito financeiro da FundBox está alojado na CGD, inclusivé a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é accionista da FundBox com 4,82% do capital. O que está aqui em causa, mais uma vez (e esta parece ser a matriz na promiscuidade público-privada) é a recolha por privados de grossas maquias percentuais na forma de rendas e comissões extorquidas aos bens públicos

relacionado:
a promiscuidade nas Empresas Municipais ligadas à Câmara de Lisboa

Sem comentários: