Pesquisar neste blogue

quinta-feira, junho 21, 2012

"Crescimento"

o contabilista que elevaram a ministro da Saúde foi advertido pelo Tribunal de Contas no sentido de se obrigar a conceder verbas para tratar os casos urgentes de cancro - um Tribunal senhores?!

   
Os tecnocratas partem do principio que, por utilizarem a matemática como instrumento de trabalho, a Economia passa a ser uma ciência exacta. Mas de facto a matemática não é uma ciência, é uma lógica que conclui determinadas verdades (ou não) mediante as premissas introduzidas no início da equação – a Economia é, acima de tudo, uma ciência social. Assim,

 “Devemos pôr em causa o consenso do Crescimento, que é falso e divide as esquerdas europeias sobre os modelos de Capitalismo. Este consenso é perturbador porque não problematizar o crescimento implica a ideia de que qualquer crescimento é bom, inclusive aquele que é obtido à custa da exploração desenfreada dos recursos naturais, da destruição ambiental e dos modos de vida de populações inteiras no mundo(Boaventura Sousa Santos,in "Carta às Esquerdas"
.

Sem comentários: