Música Revolucionária do cantor venezuelano Ali Primera (1941-1985), "Yo No Se Filosofar"
"... A luta sindical e a prática parlamentar estão consideradas como sendo os meios de educar e conduzir pouco a pouco o proletariado até à tomada do poder político (...)
... os fundamentos teóricos exclusivamente reformistas (de Eduard Bernstein) privam o programa socialista da sua base material e tratam de lhe dar uma base meramente idealista (...)
a reforma e a revolução não são, portanto, métodos distintos de progresso histórico que se possam escolher livremente no mostrador da História, como quando se escolhem salsichas quentes ou frias, apenas são momentos distintos no desenvolvimento da sociedade de classes, que se condicionam e complementam entre si e ao mesmo tempo se excluem mutuamente, como o Polo Norte e o Polo Sul, ou a Burguesia e o Proletariado"
(Rosa Luxemburgo, in "Reforma ou Revolução", 2ª edição de 1908)
.
Uma simples mistificação dos economistas da escola neoliberal norte-americana, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias de Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos. Neste sentido, só o Presente é nosso, não o momento passado nem aquele que aguardamos, porque um está destruido, e do outro, se não lutarmos, não sabemos se existirá.
Pesquisar neste blogue
domingo, junho 24, 2012
vai-me perdoar meu senhor, mas eu não sei filosofar
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário