Pesquisar neste blogue

quarta-feira, junho 06, 2012

Guia filosófico para tempos de Crise

Sem dúvida que o maior problema que aflige a Ibéria desta semana é "a nossa representação" pelos artistas da bola. Sem dúvida também que estes tipos são os filósofos do nosso século; arrastam multidões pela sua retórica, pela sua capacidade de persuação, enfim, de vez enquanto, por esta ou aquela habilidade ou cacetada nesta ou naquela jogatana. E sim, como em tudo na vida da pólis, há futebol de direita e há futebol de esquerda



No maior aerópago mundial actual, à direita talvez os da caverna onde se assoma o Platão que dirige um ajuntamento de artistas reunidos pela símbologia da ganância, à esquerda talvez o Séneca que orienta uma equipa com ênfase num exemplar trabalho colectivo. Nós por cá, todos mal - para salvar in extremis a qualificação quási falhada pela esquerda caviar, o plebeu trolha-sem-abrigo a quem saiu o totobola iniciou-se no treino da selecção nacional com uma indisfarçável querela com dois elementos fundamentais para a defesa da Nação: sem os escravos Bosingwa e Ricardo Carvalho este grupo de gajos é um passador, embora o espectáculo prossiga como se nada fosse. Quem os topa é o nosso revolucionário Diógenes: "isto é um circo autêntico, já levaram três como preparação, e hão-de levar mais, para nosso infinito descanso por mais 2 anos. Mas entretanto nós andemos sempre a aprender novas filosofias pela imagem... e pela palavra,
com estes pintas e os seus altos patrocinadores

Tá?

... e já agora, à rasca para ler algo com sentido, citando Saramago:

«Privatize-se tudo, privatize-se o mar e o céu, privatize-se a água e o ar, privatize-se a justiça e a lei, privatize-se a nuvem que passa, privatize-se o sonho, sobretudo se for diurno e de olhos abertos. E finalmente, para florão e remate de tanto privatizar, privatizem-se os Estados, entregue-se por uma vez a exploração deles a empresas privadas, mediante concurso internacional. Aí se encontra a salvação do mundo... e, já agora, privatize-se também a puta que os pariu a todos»
.

2 comentários:

Anónimo disse...

O país caminha a passos largos a transformar-se num paraíso de xungas-energumenos de futebolês! É vê-los a coçar os tomates numa esquina qualquer.
Cada pontapé numa pedra na rua aparecem logo dois iguais a esse môdeirense que nem uma frase sabe articular... a culpa não é dele. 'Tá???

Anónimo disse...

Uma Selecção Nacional acima das nossas possibilidades?

http://madespesapublica.blogspot.pt/2012/06/uma-seleccao-nacional-acima-das-nossas.html