Pesquisar neste blogue

terça-feira, março 05, 2013

Hugo Rafael Chávez Frías 1954-2013

Presidente da Venezuela nos últimos 14 anos, líder do "Partido Socialista Unificado" e da Revolução Bolivariana, Chávez advogou uma ideologia sui-generis, promovendo o que denominou de "socialismo do século XXI", um slogan inventado pelo sociólogo alemão Heinz Dieterich em 1996 que foi assessor do governo de Hugo Chávez até 2007.
Numa entrevista ao diário chileno "La Tercera", publicada em 31 de Dezembro passado, Dieterich afirma que “tudo indica que o cancro de que sofre o presidente é um "rabdomiosarcoma de disseminação rápida” (...) pelo que “as probabilidades de que Chávez sobreviva a médio prazo são escassas, sendo quase impossivel que (Chávez) volte a exercer o cargo de presidente"













O vice-presidente Nicolás Maduro ao anunciar a morte iniciou nesse preciso momento a sua campanha eleitoral denunciando uma velha suspeita da doença ter sido inoculada: “o cancro do presidente foi obra dos inimigos da Pátria e da Revolução” adiantando que será criada uma comissão científica para tirar o caso a limpo. Não é a primeira vez que as autoridades venezuelanas avançam esta tese conspirativa. Em 2011, o próprio Hugo Chávez tinha lançado suspeitas sobre os problemas cancerigenos que atingiram vários líderes sul-americanos de esquerda num curto  período de tempo, nomeadamente Fernando Lugo (do Paraguai), Nestor Kirchner (Argentina), Lula da Silva e Dilma Roussef (Brasil) e ele próprio, Hugo Chávez. Na altura o presidente da Venezuela disse que não estava a acusar ninguém mas considerou muito provável que uma técnica para induzir artificialmente o cancro tenha sido desenvolvida nos EUA nos últimos 50 anos.

Para enfatizar a vertente anti-imperialista do governo bolivariano a Venezuela de Nicolás Maduro expulsou imediatamente o segundo adido militar da embaixada dos EUA (1) acusado de estar envolvido numa tentativa de destabilização das Forças Armadas. O ministro da Defesa, Diego Molero Bellavia, declarou total apoio ao governo: “As Forças Armadas Bolivarianas garantirão o cumprimento da Constituição (...) estão com o Povo, isto é, com o seu coração? Todos nós temos o dever de fazer cumprir esta missão. Aconteça o que acontecer, seguiremos tendo Pátria” - a Revolução é que não está garantida, principalmente quando se insiste num regime que mantêm partidos contra-revolucionários com possibilidades de chegar ao Poder e destruir o pouco que foi construido em mais de uma década.

Maduro encerrou o comunicado de hoje com uma canção do cantautor venezuelano Alí Primera que diz “os que morrem pela vida não podem chamar-se mortos. A partir deste momento é proibido chorar. Levantemo-nos!"



(1) ex-presidente Jimmy Carter: "Não temos dúvidas do compromisso de Chávez em melhorar as condições de vida de milhões de pessoas"
(2) Entrevista em 2009 
.

7 comentários:

Anónimo disse...

D.E.P.

Anónimo disse...

Don Jorge Verstrynge Rojas, asesor también de Hugo Chávez.....

xatoo disse...

yep

"Guerra de Cuarta Generación y Conflicto Asimétrico"

http://es.wikipedia.org/wiki/Jorge_Verstrynge#Influencia_en_el_ej.C3.A9rcito_venezolano

Anónimo disse...

Fraga Iribarne se portó muy mal con el Prof. Verstrynge......

Anónimo disse...

Quien tiene a los EUA como aliado.....¿No necesita enemigos?

Anónimo disse...

Un "De Gaulle" iberoamericano?

Anónimo disse...

Un "Gamal Abdel Nasser" Iberoamericano?