Pesquisar neste blogue

terça-feira, maio 31, 2005

A Introdução da Democracia Participativa na Venezuela

O exemplo Venezuelano – Escolher as Direcções,Aumentar a Produção

A fábrica estatizada de alumínio ALCASA na Venezuela, tem estado nas duas ultimas décadas sob constantes suspeitas de Corrupção, com a fatal ineficiência associada que a gestão profissional imposta por critérios de especulação bancária causa, desprezando os interesses dos trabalhadores.
Outro exemplo, a SIDOR (um dos maiores fabricantes de aço da América Latina (CVG) foi privatizada em 1997 e da força de trabalho de 20.000 trabalhadores que tinha no final da década de 80 viu-se reduzida a 4.000 a que se acrescenta agora mais 6.000 trabalhadores sub-contratados a título precário.
Com a reviravolta politica actualmente em curso, a Revolução Bolivariana – Inventar o Socialismo para o século XXI, o governo de Hugo Chavez acaba de nomear para a ALCASA uma nova Administração composta por catorze pessoas: 7 efectivos e 7 suplentes. Dos 7 efectivos 4 devem ser trabalhadores da Empresa eleitos pelas comissões operárias, 2 são representantes do Estado e 1 deverá ser um Delegado pela Comunidade organizada. A Alcasa não pertence apenas aos seus quadros, mas é também propriedade de todo o Povo, de cuja soberania o Estado é depositário.
* entrevista por Marta Harnecker
* Cada vez mais livre de parasitas, a economia na Venezuela cresce a um ritmo de 7,9%
* A Nação: Construção Social do Povo
* The Yanqui Assassination of Hugo Chavez

Sem comentários: