Pesquisar neste blogue

sábado, maio 21, 2005

WTO em Hong Kong

O Racismo latente contra os trabalhadores chineses, que como é sabido são mais pequeninos e amarelos que os ocidentais, via grande “invasão de produtos chineses, está a trazer grande agitação ao seio da quasi-quasi dissolvida União Europeia (nobless o controlo americano sobre a OMC-Organização Mundial de Comércio, oblige),,, (WTO na sigla em inglês).
Como a corda parte sempre pelo lado mais fraco, em Portugal (55% do nível de produtividade da média europeia e com 75% dos níveis de consumo=défice crónico, com uma taxa de crescimento de 0,8%), o “modelo social europeu” no nosso país, foi o primeiro a fazer as malas e a pedir asilo, sob a incondicional fórmula de protectorado americano, sujeitando-se assim às normas neoliberais, facto que obriga tambem a respectiva (in)dependência politica a migrar de Bruxelas directamente para Washington.

Arrumadas as pedras de xadrez no tabuleiro deste contexto, aguarda-se a próxima reunião (em Dezembro próximo) da WTO (Org.Mundial de Comércio) marcada ostensivamente para Hong-Kong, nas barbas da vanguarda e no seio da “classe operária mundial”.
Como se sairão os movimentos Anti-Globalização (iniciados em Seattle pelo proletariado dos países ricos) e o Partido Comunista da China de mais esta alfinetada americana?



TRIPS -Direitos e Normas de Propriedade Intelectual: a chave para a compreensão das regras da dominação americana sobre o comércio mundial:
http://www.wto.org/

Sem comentários: