Uma simples mistificação dos economistas da escola neoliberal norte-americana, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias de Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos. Neste sentido, só o Presente é nosso, não o momento passado nem aquele que aguardamos, porque um está destruido, e do outro, se não lutarmos, não sabemos se existirá.
Pesquisar neste blogue
quarta-feira, janeiro 25, 2006
80 mil manifestantes na abertura do Forum Social Mundial 2006 desfilaram contra a guerra. Em Caracas, na Venezuela 100 mil delegados dos cinco continentes reunem-se para debater os diversos temas sobre "o futuro do FSM", "estratégias Imperiais", "militarização e resistências dos povos" e os "novos caminhos da integração latino-americana", cuja grande mensagem final é a de que
"Um outro mundo melhor é possivel"
"Hegemonía, governabilidade neoliberal e movimentos sociais", "Capitalismo predatório e bens comuns da terra e da humanidade" e "A batalha de Hong Kong e a resistência global à OMC e ao comércio livre", completam a lista. O Forum é dividido em seis partes e as diversas secções subordinadas aos seguintes temas em debate:
* "Poder, política e lutas pela emancipação social";
* "Estratégias imperiais e resistências dos povos";
* "Recursos e direitos para a vida: alternativas ao modelo predador"
* "Diversidades, identidades e cosmovisões em movimento"
* "Trabalho, exploração e reprodução da vida" e
* "Comunicação, culturas e educação: dinámicas e alternativas democratizantes"
Na perspectiva de caminhos de transição desta Sociedade fracassada para uma Sociedade com a aspiração ao êxito, para os mais distraidos aqui fica uma ligação para dados sistematizados que permitem efectuar estudos fundamentados sobre o monstro capitalista:
http://www.ciepac.org/neoliberal/esp.html
tema relacionado:
* a globalização é uma fábula! - "TERRITÓRIO E SOCIEDADE", por Milton Santos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário