Pesquisar neste blogue

domingo, fevereiro 01, 2009

o British Potato Counsil é quem mais ordena

o Humor é uma coisa séria - diz Ricardo Araújo Pereira: “A quem interessa um outlet com lojas de roupa de marca mais baratas perto de Lisboa? – ao sexto homem mais elegante do mundo certamente. O Freeport permite-lhe manter a mesma elegância, mas a preços mais baixos”
"Desculpar-se antes da ocasião é culpar-se"
Baltazar Gracian y Morales

Basta ver a planta do local e o enquadramento regional para se perceber a trama geral do projecto. A capital de uma das regiões económicas de maior importância na placa giratória ibero-atlântica. Na perspectiva das “grandes obras de regime” por que se desunham e sempre se dão incentivos os lobies multinacionais, temos: a concepção de raiz de uma nova centralidade que engloba uma ponte (a maior da Europa), um novo Aeroporto, uma ligação moderna para Espanha com uma nova estação ferroviária de TGV para passageiros e mercadorias; e um Entreposto logístico projectado em 2004 e já em construção no Poceirão; big picture.
Então se vc fosse decisor de um grande fundo financeiro global procuraria o local certo para fazer um investimento rentável como por exemplo o Complexo Lúdico Comercial “Designer Village” num sítio de excelência?

A Freeport Plc. era uma pequena empresa inglesa que geria apenas 3 centros comerciais nas pequenas localidades de Braintree, Castleford e Fleetwood. Podia ser utilizada para se relançar a sua actividade a nível global europeu. Embora Sean Collidge fosse o fundador da empresa só em 2003 é promovido a director executivo do Grupo Freeport; e assim recebe em 2004 uma injecção de capital do fundo financeiro inglês “Hermes Pensions Management” que representa interesses da Casa Real Inglesa. Um novo salto qualitativo, prevendo já o paradigma pós-crise faz entrar em cena o fundo financeiro americano Carlyle que adquire os empreendimentos Freeport em 2007. Obviamente que, por meio de tudo isto, há sempre pequenos amendoins, como uns planos ecológicos de preservação da natureza a tornear e uns trocos movidos aqui e ali em prol do progresso. Do Big Money.

Não há nenhuma economia dependente que se consiga opôr a isto; há, como é evidente, apenas pequenas questiúnculas políticas a ultrapassar, pelos actuais agentes ou por outros similares que se lhes vão seguir trabalhando por isso; como diria o poeta: ai esta terra ainda vai ter um ideal, transformar o British Potato Counsil num imenso portugal
.

Sem comentários: