Pesquisar neste blogue

segunda-feira, maio 03, 2010

endividados e mal pagos

As setas da dependência dos PIIGS (os países da Europa do Sul) apontam todas para a Alemanha, França e Grã-Bretanha, economias a partir das quais as dividas via BCE se reconvertem em dólares. 1 terço da dívida portuguesa é detida pela Espanha. Por sua vez, com um desemprego que ultrapassa os 20 por cento, a Espanha é uma das economias mais fracas da Europa - o que significa que a Espanha está a um passo de se ver tambémgrega” O tamanho das setas são proporcionais ao volume das dividas. (artigo no NYT)
agora, façamos uma breve análise ao drama. Em troca da ajuda financeira à Grécia, o FMI e a UE exigiram nova subida do IVA até 25%, o aumento do imposto sobre combustíveis e o fim do 13º e 14º mês. (fonte)
¿ mas quanto deve realmente a Grécia? - numa primeira fase disseram ser precisos 30 mil milhões para evitar a suspensão de pagamentos, uns dias depois passou a ser 45.000, depois 100.000, de seguida 120.000 e por fim a Alemanha afirmou ser a verba necessária de 135 mil milhões, podendo vir a atingir 200.000 milhões! - a Europa foi obrigada a socorrer a Grécia antes que o efeito de contágio faça afundar outros paises,(Espanha e por osmose Portugal) e o Euro se converta em pó de niquel zincado. É pagar ou falir ou não pagar e correr de vez com os gajos que celebraram os contratos. A escolha para os povos é óbvia. Aquilo que as multinacionais financeiras geridas pela FED norte americana fizeram numa primeira fase da crise aos bancos (como o Lehman Brothers) estão agora a fazer a Estados inteiros jogando especulativamente na crise fiscal interna

digam os arautos do Reino o que disserem,
o que cria realmente riqueza é fabricar pobres...
.

1 comentário:

Alex disse...

Segundo esse gráfico Portugal deve mais que a Grécia...

Mas pelo que vi hoje nos jornais a dívida pública da Grécia é de 300 mil milhões e a dívida pública de Portugal é de 125 mil milhões de euros.

Quanto ao empréstimo dos 110 mil milhões (30 do FMI e 80 dos países da zona euro) percebi que (em números redondos) as participações dos países seriam as seguintes:

Portugal – 2 mil milhões de euros (200 euros por habitante)
Espanha – 10 (217)
França – 17 (261)
Alemanha – 22 (271)
Itália – 15 (250)
... (não encontrei dados sobre os restantes países)

Europa – 80
FMI – 30
Total – 130 (mil milhões de euros)

Juros de 5%