Pesquisar neste blogue

quinta-feira, maio 05, 2011

Heróis da Classe Operária

Festivais de cinema mascarados de “indiependentes” com o patrocinio da Caixa Geral de Depósitos e subsidios de entidades oficiais correm o risco de se tornarem cada vez mais infrequentáveis

O realizador francês Olivier Assayas no documentário “Carlos” que é exibido hoje no IndieLisboa tenta, e para isso obteve 14 milhões de financiamento, distorcer na tela o perfil completo do dissidente Ilitch Ramirez Sanchez, um venezuelano que na década quente da aplicação da Operação Gládio à dissidência politica progressista na Europa nos anos 70 se assumiu como combatente radical contra o capitalismo global que nos trouxe até à presente situação

Ilitch Ramirez Sanchez cumpre pena em França desde que foi preso no Sudão em 1994, encarcerado e condenado a prisão perpétua. Ao tomar conhecimento da existência do filme “Carlos”, estreado no festival de Cannes de 2010, o activista venezuelano pediu à Justiça francesa que o autorizasse a ver o filme antes da sua exibição nas salas comerciais. A Justiça, porém, negou tal pedido por considerar que isso seria "radicalmente contra a liberdade de expressão", negando à figura-alvo da manipulação o direito de contestar a liberdade de o utilizarem. Porém, em entrevista à imprensa francesa Ramirez Sanchez conseguiu afirmar que o guião do filme não é fiel aos factos. "Li o guião, contém falsificações voluntárias e irrisórias. É uma manipulação e é uma mentira deliberada (…) peço ao seu intérprete que não faça propaganda contra-revolucionária”, disse. Por exemplo, de acordo com este filme de 2010, a acção de sequestro de 11 ministros feitos reféns na reunião da OPEP de 1975 em Viena teria sido encomendada pelo ex-presidente iraquiano Saddam Hussein (na época um colaboracionista com o imperialismo norte-americano) mas de facto, segundo o próprio Ramirez Sanchez a acção foi subsidiada pelo lider da Libia Muammar al-Ghadafi (que na época era um activista dos povos do 3º Mundo contra o capitalismo neoliberal emergente)

Obviamente, a imprensa corporativa trata Ilitch Ramirez Sanchez como Carlos, o Chacal, «revolucionário profissional» e o terrorista venezuelano que trabalhou para a causa Palestiniana (de facto era membro da Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP) e tentou alvejar um avião da israelita El-Al em Paris-Orly), “colaborador com o governo Soviético (1) e participante numa série de atentados que aterrorizaram a Europa (2)”. Infelizmente, por decadência própria, nós sabemos bem quem é que actualmente aterroriza os povos da Europa.

amostra de um mundo Falsificado:



(1) contrariando o que diz o filme, Ramirez Sanchez afirma que nunca se reuniu com o chefe da KGB, Yuri Andropov, em 1978 com a finalidade de atentar contra o presidente egipcio Anwar al-Sadat. Como se sabe a Paz não servia os interesses expansionistas de Israel. (e precisamente a França deu uma ajudinha à causa sionista através do France-Stanford Center)
(2) Na ressaca da derrota no Vietname, foram arrasadas as lutas populares e anti-colonialistas na década de 60, quando a Operação Gládio implementada pelos norte-americanos pelas chamadas forças Stay Behind que no inicio deram forma à NATO, destruiu a esquerda na Europa pela diabolização das Brigadas Vermelhas, Baden-Meinhof e ETA, o IRA, entre outros, atribuindo-lhes acções falsas. O caso só veio a ser descoberto alguns anos depois no célebre julgamento de Bolonha, quando réus e testemunhas confessaram terem sido contratados pela CIA para realizarem actos terroristas sanguinários cuja autoria era depois atribuida às organizações revolucionárias.

O mundo Real explicado pelo presidente Hugo Chávez: “este verdadeiro revolucionário, como venezuelano era também palestiniano; e há tantos palestinianos que têm sido assassinados,, que continuam a ser assassinados!”:

4 comentários:

Anónimo disse...

humm, já estou a lamber os dedos com este filme, 5*****

há um outro filme também sobre o chacal dos anos 90, não é o do bruce willis, Caça ao Terrorista (1997)-The Assignment, não está mauzinho, só o vi uma vez e não sei se tem algum fundo de verdade nalgumas peripécias.

http://interfilmes.com/filme_21067_Caca.ao.Terrorista-%28The.Assignment%29.html

http://www.imdb.com/title/tt0118647/

Anónimo disse...

uma prenda pascoalina...

O Poder dos Pesadelos (The Power Of Nightmares) – A Ascensão da Política do Medo

http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/04/excelente-documentario-da-bbc-o-poder-dos-pesadelos-the-power-of-nightmares-a-ascensao-da-politica-do-medo/

Anónimo disse...

esse verme anti-semita tem é que apodrecer na cadeia. miserável assassino.

xatoo disse...

a apodrecer andamos todos - uns dentro da prisão a dar o exemplo aos que estão fora... outros cá fora a ajudar a meter na prisão os que pensam que ainda lá não estão