Pesquisar neste blogue

quarta-feira, junho 08, 2011

produção nacional, opinião pública e democracia

"Quando nós em Portugal acordámos para a vida económica, despertou-nos do nosso sonho histórico o silvo agudo da locomotiva; e, estonteados por ele, supusemos que todo o progresso económico estava em construir estradas e caminhos de ferro. Esquecemos tudo o resto. Não pensámos que as facilidades de viação, se favoreciam a corrente de saída dos produtos indígenas, favoreciam igualmente a corrente de entrada de forasteiros, determinando internacionalmente condições de concorrência para que não estávamos preparados e para que não soubemos preparar-nos" (Oliveira Martins, 1887)

"Se a democracia... é o controlo do governo pela opinião pública - a primeira condição essencial para a existência de democracia será a existência de opinião pública organizada - coisa que em Portugal se não enxerga" (António Sérgio, 1920)

(Adaptabilidade ao meio: a foto ilustra um caso recente de alteração genética de um coelho que nasceu sem orelhas - aqui)

"Trinta anos depois do estabelecimento da democracia, como funciona o espaço público em Portugal? A constatação imediata é que não existe. Está por fazer a história do que, nesse plano, se abriu e quase se formou durante os anos "revolucionários" do pós 25 de Abril, para depois se fechar, desaparecer e ser substituido pelo espaço dos media que, em Portugal, não constitui um espaço público" (José Gil, 2004)

"Apresentar os resultados eleitorais da candidatura do PCTP/MRPP como um qualquer fracasso e tratar pura e simplesmente de os ocultar do Povo Português representa apenas mais uma desesperada tentativa de mistificação da verdade. O que todavia bem se percebe quando agora vai começar a aplicação em pleno das medidas da Troika é que a candidatura do PCTP/MRPP foi, uma vez mais, a única a conclamar os trabalhadores portugueses a erguerem-se e a sublevarem-se contra elas!... E mais de 60.000 pessoas dispostas, consciente e decididamente a isso, é obra! (Garcia Pereira)
.

1 comentário:

Anónimo disse...

alterações genéticas a cuelhus... cheira-me a ilha do dr. moreau.