Uma simples mistificação dos economistas da escola neoliberal norte-americana, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias de Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos. Neste sentido, só o Presente é nosso, não o momento passado nem aquele que aguardamos, porque um está destruido, e do outro, se não lutarmos, não sabemos se existirá.
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quarta-feira, setembro 21, 2005
Cinema
"She Hate Me" de Spike Lee
Num contexto onde o Presidente dos EUA admite que não há verbas para a reconstrução de New Orleans,,, estreia-se por cá um filme sobre a vida quotidiana dos Negros americanos, feito por um deles. Na crítica da ganância desesperada pelo dinheiro,desde o lesbianismo, até à corrupção das Corporações, vai tudo a eito. Do melhor que foi exibido no Festival de Veneza em 2004. (trailer)
Mostra de Cinema da América Latina
"Suite Habana" de Fernando Perez - Sons e imagens da vida quotidiana na capital de Cuba
"Redentor" de Claudio Torres - Brasil
e muitos mais - vidé programação aqui
Cinemateca Nacional
"Padenye Berlina" (A Queda de Berlim - 1949) do russo Mikhail Tchiaureli - uma oportunidade para uma leitura desmistificadora sobre a controversa figura de Estaline
"Germania Anno Zero" (1948) de Roberto Rosselini - o drama alemão do pós-guerra, cujos traumas ainda hoje determinam que não pretendam regredir nos seus direitos sociais.
"Berlim Express" (1948) de Jacques Tourneur - o horror da destruição Nazi, e as jogadas de bastidores para reconstruir dos escombros qualquer coisa de similar: o sistema neonazi americano.
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