Pesquisar neste blogue

segunda-feira, setembro 12, 2005

a Europa e o Aquecimento Global

Em Portugal e Espanha temos séca extrema, enquanto na Suiça ou na Eslovénia chove torrencialmente em Agosto.

"A organização ambientalista World Wildlife Fund (WWF) levou a cabo um estudo sobre as alterações climáticas e concluiu que uma grande parte das capitais europeias regista actualmente temperaturas mais elevadas do que há alguns anos atrás. De acordo com esta associação, a poluição das centrais eléctricas é o factor que mais contribui para as alterações climatéricas qu afectam o velho continente. Por este motivo, a WWF apela á UniãoEuropeia para que estabeleça objectivos e limites às emissões de gases poluentes para a atmosfera, nomeadamente de dióxido de carbono. Este estudo, levado a cabo pela organização não governamental, envolveu 15 cidades europeias e revela que entre os anos 2000 e 2004, a média de temperaturas registadas na maioria das cidades analisadas, era pelo menos um grau mais elevada do que a registada em igual periodo da década de 70. Analisando cada caso, a WWF concluiu que uma das cidades onde se registou maior subida subida de temperatura foi Madrid. O mesmo aconteceu em Londres, que sofreu um aumento consideravel das temperaturas no pico do verão. A capital britânica registou uma média de 22,5º C nos meses deste verão, quando há 30 anos atrás não ultrapassava os 20,5º C. As cidades com menor variação foram Dublin e Copenhaga, onde as temperaturas oscilaram apenas entre 0,2 e 0,7 graus. Um estudo efectuado pelo Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) revelou tambem que a média de temperaturas na Europa aumentou 0,8º C ao longo do século passado. Algumas previsões mais pessimistas apontam ainda para um aumento, nos próximos quatro anos, na ordem dos 0,4º C, o valor máximo previsto, com ondas de calor a afectar cada vez mais intensa e frequentemente toda a Europa. De acordo com o WWF, as centrais eléctricas são responsáveis por 39% das emissões de dióxido de carbono, na Europa, por isso, esta organização apela aos Governos para que passem a usar energias renováveis e menos poluentes, tais como o vento, a energia solar e o gás natural".
Questões:
* Estarão os lobies petróleo/governos de acordo?
* Se o problema já é conhecido desde fins do século XIX, quando Svante Arrhenius afirmou que o aumento massiço da queima de combustíveis fósseis, provocaria um aumento global da temperatura média do planeta, teoria que continuou a ser defendida por Lester Brown,,,Porquê, ainda hoje, isto é questionado?
* Tudo indica que já ultrapassámos o ponto de não retorno. As catástrofes serão cada vez mais frequentes, multiplicando-se as ocorrências em periodos cada vez mais curtos. Uma boa janela de oportunidade para os negócios empresariais à maneira neocon?, enquanto o Tratado de Kioto é encarado como "um desastre" para a Economia?
mas,O que é a Economia?

"Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que vêem, Cegos, que, vendo, não vêem".
"O Requiem pela Humanidade" é uma partitura do jovem compositor Jorge Salgueiro, composta para a encenação da peça "Ensaio sobre a Cegueira" inspirada no romance homónimo de José Saramago - em cena no Teatro da Trindade, pelo Grupo de Teatro "O Bando"

Sem comentários: