
Vim aqui, e as pessoas interrogar-se-ão: será que eu me vendi, ou eles me compraram? diz Saramago, “nem uma coisa nem outra, não sou própriamente alguém que possa ser tido como hostil ao povo americano; aliás, segundo creio, serei até tido em muito boa conta: o “Ensaio sobre a Cegueira” vendeu já nos EUA 400 mil exemplares”, o que é significativo e considerado um best-seller num meio alienado onde quase ninguém lê, antes “os consumidores de cultura” se perdem no consumo alienado de doses cavalares de tv; e espera-se, que depois da adaptação do livro em filme que o realizador Fernando Meirelles ("Cidade de Deus" e o "Fiel Jardineiro") está a rodar, as vendas disparem ainda mais. Logo “não estão perante um “inimigo”; “não venho mais vezes a esta casa porque não me convidam” concluiu o escritor.
Tudo normal portanto, tanto quanto logo de seguida Saramago passou o raspanete da ordem em directo a esta Administração: “apesar dos inúmeros convites de instituições que recebo não irei aos EUA enquanto a actual politica se mantiver. Assim não”. A capacidade do capitalismo em tentar assimilar as vanguardas contestatárias, por ora, ficará no limbo do insucesso; o que é notável - que um homem, e logo português, armado de uma ideologia diabolizada sistematicamente por uma máquina gigantesca, possa sózinho (apoiado na força dos seus leitores) questionar o Império exigindo-lhe a obrigação de contrapartidas.
Bem haja José Saramago, em vésperas do seu 84º aniversário, quinta feira 16, quando lançará as “Pequenas Memórias” na Azinhaga do Ribatejo, a terra onde nasceu.
Passou um dia, passaram dois dias, vasculhamos os jornais de referência,,, e nada. Sobre o evento de Saramago na FLAD, nem uma linha. Só o que é visivel existe na lógica da (des)informação dos serventuários dos interesses instalados, portanto toca a esconder Saramago nas catatumbas da indiferença. Como são ridiculos, se acham que o conseguem.
A Banalização da Corrupção
(ou de como aos cegos, agora nos deu para começar a ver)

A dupla PSL /Portas, em vez de estar a braços com a Policia Judiciária, prestando Santana Lopes contas à Justiça sobre os casos BragaparquesParque Mayer, terrenos da Feira Popular, Vale de Santo António, Epul, Infante Santo, etc; e Paulo Portas sobre o caso, entre outros, das contrapartidas e comissões nos negócios de armamento pouco claros com o sr. Donald Rumsfeld que lesaram o Estado português em milhões – resolve-se mover influências, e com a chancela da Editora Aletheia (propriedade da dissidente Zita Seabra e de Dias Loureiro, outro notável do PSD envolvido no caso SIRESP ), (ver mais aqui) publicam um livro às pressas como manobra de distracção visando desviar a atenção do grande público do acontecimento verdadeiro, que envolve ainda Bagão Félix o ministro-chave do governo de Santana Lopes:






Assim - o populismo desavergonhado vai amanhã à RTP em horário nobre ser entrevistado na pessoa de Santana Lopes no piramidal show-off "Grande Entrevista" da inefável Judite de Sousa - E o populismo silencioso vai à SIC ser entrevistado à mesma hora, na pessoa de sua excelência o senhor presidente da república, Cavaco Silva no programa "Diga lá Excelência" da circunspecta Maria não sei quê Avillez.
Sem comentários:
Enviar um comentário