Pesquisar neste blogue

terça-feira, outubro 30, 2007

"As Cinco Obstruções"
cinematografia 4
análise politica 4

Um ano antes do Maio de 68, o dinamarquês Jørgen Leth realizou um pequeno filme de 12 minutos que desde 1967 permanece como uma obra de culto.

Em "The Perfect Human" trata-se de pegar no produto acabado tal como o conhecemos agora, o “Ser Humano Perfeito”, enfiando-o num espaço vazio. A partir do cenário de um quarto branco sem quaisquer adereços iremos então tentar descobrir o que é o Homem, de que partes se compõe – olhos, orelhas, boca, pele; que funções pode exercer – move-se, corre, salta, cai, dança, porque se move desta maneira?. Surge uma Mulher – olhem para ele agora: tira a gravata, a roupa de marca, as peugas, os sapatos – o quarto é preenchido com um primeiro utensílio, uma cama. Dormem. Mas o “humano perfeito” sente um pontinho no coração que pensa só poder explicar dentro de dias. Existe agora também uma mesa no cenário. Alimenta-se – o que come e como o faz, que utensilios precisa. Pára e medita. Em que pensa ele? Felicidade? Amor? Morte? – porque são as coisas tão breves? Porque se sente só? Porque o deixaram só? Porquê a fortuna é um capricho? – a comida está muito, muito deliciosa. Enigmático, toca castanholas com os dedos, “hoje experimentei algo de novo, espero compreendê-lo dentro de alguns dias”

Trinta anos depois Lars von Triers desafia Jørgen Leth para entender o “Humano Perfeito” – no fim da estrada a que a complexificação dos meios de vida conduziu a sociedade, partindo-se da análise das mesmas questões propostas no documentário inicial, apontam-se cinco Obstruções ao entendimento das necessidades do Homem como individuo desligado da vivência em sociedade.

1ª obstrução - Começa-se por Cuba onde a própria sociedade impõem um regime de contenção, regulando a vida por forma a que esta seja auto-sustentável.
2ª obstruçãoO episódio da refeição é encenado numa rua degradada de Bombaim, na presença difusa dos seus habitantes, na maioria prostitutas e crianças meio criadas ao abandono
3ª obstrução – a rodagem em Bruxelas, com as restrições impostas por um tipo de sociedade pós industrial
4ª obstrução – As questões analisadas assumem a forma de desenhos de animação
5ª obstrução - uma versão livre onde o observador deixa de ser o autor, limitando-se a seguir a narrativa, que lhe parece real, mas escrita por outrem.

Sem comentários: