Pesquisar neste blogue

terça-feira, outubro 02, 2007

Paranóia Securitária

O clima de medo e terror semeado pelos meios mediáticos a soldo de obscuros interesses politicos fazem o seu caminho. Para além dos casos “sérios” do terrorismo internacional inventado, os populisticos casos Madie, Joana e Esmeralda acrescentam-lhes o pânico da incerteza. O perigo espreita. Não há quem confie na hipótese de ter os rebentos 100 por cento a salvo. Este panorama propositadamente dramatizado gera custos sociais que, numa situação normal, bem poderiam ser canalizados para objectivos mais profícuos.

Numa zona construida recentemente, as pessoas aglomeram-se às dezenas; a aflição latente no resgate a salvo dos filhos da escola em condições de segurança gera o caos. Sob a égide do novo urbanismo catástrofe (compromisso pato-bravo oblige) que tem caracterizado a Cidade nas últimas décadas, o ambiente caótico de engarrafamento e excesso de uso não apropriado do insuficiente espaço público urbano mostra bem como todas as administrações partidárias dos últimos trinta anos são, todas elas, responsáveis por este estado degradado a que o país e as mentalidades chegaram.

A mensagem subliminar enviada, em todas estas práticas quotidianas intensivas, está no final deste video: “Mantenham-se calmos e obedeçam incondicionalmente aos vossos Chefes

Porque haveriam os terroristas de me querer atingir?

Sem comentários: