Pesquisar neste blogue

sábado, novembro 22, 2008

O assassinato de Kennedy (III)

“o grande inimigo da verdade a maior parte das vezes não é a mentira, deliberada, compulsiva e desonesta, mas o mito, persistente, persuasivo e irrealista”
John F. Kennedy

Coincidindo com o 43º aniversário do crime de Dallas, em Novembro de 2006, chegou às páginas dos jornais a noticia da existência de mais uma pelicula que revelaria novos detalhes filmados minuto e meio antes* do assassinato – isto é, antes do carro presidencial descrever a curva que dá entrada no campo de tiro ao alvo em que se tinha convertido a Dealey Plaza. Assim sendo, em boa verdade o filme do fotógrafo amador George Jefferies não acrescenta rigorosamente nada aos factos conhecidos – muito menos altera a convicção geral baseada em evidências documentadas que continua a ser a de que Kennedy foi vítima de uma conspiração que partiu do interior do próprio governo dos Estados Unidos. Existem testemunhos de membros do staff do vice-presidente Johnson dizendo-lhe “well they just shot that S.O.B” (Son of a Bitch); mas foi o pequeno excerto do filme de Jefferies que o NewYorkTimes pretendeu uma vez mais apresentar como confirmando a teoria da bala única e do assassino solitário.
* duas únicas novidades a reter: 1) a gola do casaco da vítima seguia levantada, o que faz com que o local das feridas do corpo não coincidisse com os buracos feitos no casaco 2) afirma-se que o agente da CIA Clint Hill que seguia na parte de trás do carro foi quem depois conduziu a viatura com o Presidente moribundo ao hospital.
O filme de George Jefferies mostra os agentes dos serviços secretos na parte de trás da limousine. Porém o verdadeiro filme é outro; outra sequência de uma outra pelicula da época mostra à evidência como foi do interior da equipa dos seguranças da comitiva que partiu a conspiração; este filme foi confiscado pelos os serviços secretos logo depois dos disparos... Exactamente antes da curva de entrada na zona de morte os agentes recebem ordens para abandonar o cortejo. Mas, se se aperceberam de algum perigo, porque não parou também o carro presidencial? - 90 segundos depois o presidente era baleado



esta é uma das fotos mais famosas do século XX, embora de divulgação bastante restrita: o congressista Albert Thomas, pelo Estado do Texas, retribui com uma piscadela de olho o sorriso de Lyndon B. Johnson no acto de posse como presidente seguinte dos Estados Unidos, na situação emergente ao assassinato. A cena passa-se ainda a bordo do Air ForceOne – ao lado permanece uma abatida e indiferente Jackie Kennedy que nem se apercebe da alegria íntima dos mandantes do crime.

ver também,
* o Texas, a família Bush e Portugal como parte interessada no assassinato

* Kennedy a ameaça de perda de hegemonia do sistema de bancos centrais privados coordenados pelo FED e o assassinato do Presidente
.

Sem comentários: