Pesquisar neste blogue

domingo, junho 13, 2010

manjericos

As marchas populares perderam a ênfase popular, tornaram-se carnavalescas. A organização é concebida com centro na exibição para a tribuna do Presidente e das “individualidades” (meio vazia, porque o populismo físico não paga o frete que pode ser perfeitamente à borla pelo mediatismo televisivo) - Se isto é uma festa que alegria não será para a récua de doutores ver o povo enterrado. Fora do ecran, longos intervalos de corpos presentes na Avenida, parados, sem que nada aconteça na realidade (para dar tempo a preencher os espaços vazios dos frequentes intervalos publicitários lá na imaterialidade dos ecrans).


















Em definitivo, o tostão para o Santo António converteu-se no milhãozinho para a Santa RTP. Não admira que a clientela do PSD queira deitar mão aos ovos da galinha privatizada. O centro onde todo acontece, a zona da Tribuna, transformou-se num autêntico estúdio de televisão a céu aberto. Cá fora, na rua maioritariamente ocupada por imigrantes ávidos por novidades nas suas vidas cinzentas, os portugueses macambúzios pela crise social ou imperial-dependentes deambulam, tristonhos e cépticos, até em relação aos padrinhos dos bairros, hoje maioritariamente “artistas das telenovelas”. Nesta cultura este edil António Costa também vai longe. O mote oficial dos “festejos” foi seleccionado cientificamente a preceito:

... as comemorações nacionalistas da república, que não raro no desfile pôs toda a gente obrigada, veneradora e respeitosamente de pé a cantar fervorosamente o hino nacional. Na futebolização dos espíritos a selecção da bola não faria pior (1). Alvos do ataque do capital internacionalista há sempre uns idiotas dispostos a bater umas palmas ao nacionalismo serôdio – como se a República (1919-1926) não tivesse sido logo ali interrompida… e a actual retoma da marcha para onde são conduzidos pela trela os populares, não levasse hoje em dia um outro caminho completamente diferente da intervenção dos cidadãos

adenda
(1) o desavergonhado desvario da RTP atingiu hoje o clímax no noticiário da noite. Tiveram de decorrer pouco menos de 30 minutos até que o alinhamento noticioso trouxesse uma noticia "civil" que não fosse sobre futebol - no caso uma que dava conta da sugestão de abater duas ambulâncias do INEM, ao serviço das populações numa qualquer terrinha, por razões de poupança económica - um desgraçado fait-divers na óptica da estação pública, no drama silencioso do desinvestimento nas infraestruturas básicas das desertificadas regiões do interior. Nada que afecte a boa prestação da "nossa selecção"
.

2 comentários:

Anónimo disse...

A 'música' a que fui obrigado a ouvir,era toda uma grande merda;os cantantes,tipos sem nenhuma capacidade para se ouvirem e ficarem tristes pelo 'espectáculo' xunga.Parecia um capricho de frequentadores de tabernas,enfim,uma vergonha!
A BBC é aquilo q sabemos, só que não abre os noticiários com a bola e,para o fim é que falam do campeonato.A RTP está entregue a uma corja de mamões,corruptos em negociatas lá dentro e oportunistas bem pagos para entreter o zé pagode q é estúpido(temos q dizer isto!).Aparatchiks há-os aos magotes e pagos a peso de ouro,tanto da corja do ps, como do psd-o direito à desinformação é no dá,caro xatoo.

Haja futebol 'pruque' o cristiano ronaldo vai explodir,meu bom povo de tansos e atrasados mentais!

Anónimo disse...

Sem falar da merdiocrice das apresentadoras de debates, tais como Fatinha Campos Ferreira chegando à loiraça oxygenada da Márcia Rodrigues, quais galinhas que cacarejam, CHIÇA que é demais!
(vómito)
Já mudei de canal