Pesquisar neste blogue

segunda-feira, junho 28, 2010

para um Escroque, é melhor ser amado ou ser temido?

a actualidade da leitura de Gramsci sobre Maquiavel na dissertação sobre o monstro de duas cabeças Soares-Cavaco

“César, Napoleão I, Napoleão III, Cromwell, etc. Faça-se a compilação de um catálogo de eventos históricos a qual tenha culminado numa grande e “heróica” personagem. Pode ser dito que o Cesarismo é uma força de expressão duma situação na qual as forças em luta se lançaram uma contra a outra num modo catastrófico, isto é, lançaram-se num caminho no qual a continuação das lutas não pode senão resultar numa destruição mútua. Quando a força progressiva A luta contra a força regressiva B, pode não só acontecer que a força A derrote a força B, ou a B derrote a A; pode também acontecer que nem a força A nem a B triunfem, mas que se esgotem uma à outra, e então uma terceira força C intervém a partir do exterior, apropriando-se para si mesma dos elementos que restam das forças A e B. Na Itália, após a morte de Lorenzo, o Magnífico, foi isso exactamente que aconteceu, assim como foi o caso no mundo antigo com a invasão dos bárbaros” - é dos livros: na medida em que o Poder entra em degradação e caem as regras que regem o senso comum numa determinada ordem económica, as tragédias pessoais agravam-se e o número de predadores (1) que enriquecem sem escrúpulos aumenta.
“Mas o Cesarismo – se significa sempre uma solução de “arbitragem” social – encrustado numa grande personalidade, de uma situação histórico-politica caracterizada por um potencial e catastrófico equilíbrio de forças (por exemplo entre a Maçonaria de matriz judaica e a cristã Opus Dei) – nem sempre tem o mesmo significado histórico. O Cesarismo pode ser progressista ou reaccionário, e o exacto significado de cada forma de Cesarismo, em última análise, só pode ser reconstruído pela história concreta, não pela disseminação de esquemas sociológicos impossíveis”

escrito por cima de António Gramsci (1891-1937) in Notas sobre Maquiavel, sobre a Politica e sobre o Estado Moderno

o que resta dos activistas do Bloco Central concertam
os resultados das próximas sondagens a publicar

.
* (1) leitura aconselhada: "O Mercado Livre para os Predadores"
.

3 comentários:

Anónimo disse...

O escroque da finança está aí para nos f****.Ora leia este art6g de

http://resistir.info/crise/hudson_25jun10.html

Diogo disse...

Para um Escroque, o melhor é ser morto!

xatoo disse...

"o melhor é ser morto!"
cuidado, porque na elevação de refinados e eruditos conceitos genocidas à prática política generalizada um dia destes acabam por te limpar é o sebo a ti. Quem com ferro mata...