Pesquisar neste blogue

terça-feira, outubro 19, 2010

América Ignorante

Se o leitor levar sempre em linha de conta que a principal preocupação do Socialismo é a Educação dos cidadãos... a "Newsweek" publica uma série de divertidíssimas sondagens sobre a capacidade do exercício democrático de opinião pelos cidadãos na América do Norte.

1. A começar por Obama… em Março do ano passado 7% pensavam que o presidente era muçulmano. 1 ano depois, já em 2010 na medida em que as condições de vida se agravam, 18% pensavam que Obama é muçulmano. Numa sondagem da semana passada esse número atingiu os 24%, enquanto apenas 47% o identificam como Cristão.
2. Liberdade religiosa. Quem precisa da 1ª Emenda Constitucional? Um em cada três acha que a lei não faz falta nenhuma, porque não afecta em nada a ameaça religiosa dos grupos extremistas. Em 2007 dois em cada cinco americanos disseram que os professores deviam ensinar a rezar nas escolas.
3. Quase duzentos anos depois de Darwin apenas 39% acreditam na teoria da Evolução; mas há uma esperança: 55% sabem ligar o nome do cientista à teoria.

4. A maioria dos norte americanos, 3 em cada 4, é capaz de identificar correctamente os três estarolas, Larry, Curly e Moe; porém apenas 2 em cada 5 sabe identificar correctamente os três poderes constitucionais, o Executivo, o Legislativo e o Judicial.
5. Geografia. Está perdido? Não pergunte aos gringos o caminho. 63% deles não sabem apontar o Iraque no mapa. Mesmo num mapa circunscrito à Ásia, 9 em cada 10 não sabem localizar o Afeganistão. Mais de 1/3 não sabe em que continente se situa o maior rio do mundo, o Amazonas.
6. O Supremo Tribunal e os Sete Anões. Três quartas partes da população sabe pelo menos mencionar o nome de 2 dos anões da fábula, enquanto uma quarta parte nem sabe dizer o nome de 2 juizes daquele importante órgão de poder.

7. Mais ou menos metade sabe (imagina) que o Judaísmo é mais antigo que o Cristianismo; outros 41% não têm a certeza. Para o caso do leitor se encontrar entre os indecisos podemos ajudar. Os Cristãos vêm de facto em segundo lugar, adorando os mesmos profetas judeus, Moisés incluído, enquanto o Islamismo é a religião mais recente… que venera os mesmos profetas judeus e respeita o exemplo do profeta Jesus Cristo.
8. Heliocentrismo. 20% tinham a certeza que Copérnico foi condenado pelo exercício de satanismo. Vá lá, 4 em cada 5 já acreditam que a Terra se move em redor do Sol.
9. Saddam Hussein. 41% acredita que esteve envolvido no 11 de Setembro e que a América corria perigo devido à ameaça das famosas armas de destruição massiva. Quem saberá onde foram buscar essa ideia?

10. Em 2009 Sarah Palin escreveu que o novo programa de saúde de Obama ia instituir uma espécie de tapetes da morte nos hospitais. Quem estivesse com problemas graves de saúde era colocado em cima de um desses “painéis da morte” para ser inspeccionado… Um ano depois da reforma estar em vigor, 4 em cada 10 utentes ainda acreditam que há painéis que medem a capacidade de vida e morte de cada um (decerto para fazer as contas aos seguros a pagar)
11. Bruxaria e Ovnis. 3 em cada 4 norte americanos acreditam em fenómenos paranormais. Os mais populares com 41% são as percepções extrasensoriais, enquanto as crenças nas casas assombradas atingem só 37% da população (original aqui)
.

6 comentários:

Manolo Heredia disse...

como é que se pode ser padre numa freguesia destas ?!

Zé_dopipo disse...

E com as devidas adaptações, à escala e ao lugar, não se passará o mesmo em mais de 95% do mundo? A globalização da estupidez avança rapidamente, não é apanágio dos USA.

Karocha disse...

E quando lhes perguntavam quem era o Presidente e eles respondiam que era o Martin Shean :-)))

Anónimo disse...

E como é que alguém pode estar certo dessa teoria do Darwin? Eu não acredito...

xatoo disse...

caro "astroquack", sempre houve muitos que nunca acreditaram:

"Pretos, Mongóis, Nómadas e outros que se assemelham nos nossos climas são incapazes de alcançar um valor religioso supremo e a verdadeira adoração a Deus. E a sua natureza é como a natureza de animais mudos, e de acordo com a minha opinião não estão ao mesmo nível entre as coisas existentes. Eles são abaixo de um Homem e acima de um Macaco, porque têm a imagem e a semelhança de um Homem mais que um Macaco tem”
Moisés Maimonides, "Guia para os Perplexos",1190

Anónimo disse...

e este tipo de inquérito feito por cá?

a Lili Sem Peças, muitos, de certeza a escolheriam como primeira dama.

melhor, melhor foi o Presidente Arbusto e a sua intelijumentice, cada cavadela uma minhoca. ai