Em Lisboa a diáspora guineense manifestou-se ontem no Rossio. Lá a confusão impera, cá a desorientação, até na ordem de inicio do desfile é total. Mas de um modo geral a pequena-burguesia concorda que a situação anterior, dita democrática, deve ser reposta.
o Coronel Daba Na Walna (do Comando Militar golpista diz que “não há uma situação de guerra e, se forem enviadas tropas estrangeiras a Guiné Bissau defenderá a sua integridade territorial (…) Custa-me a acreditar que o governo português vá a reboque de Angola por causa dos petrodólares (…) Portugal tem intenções neocoloniais”
Kumba Yalá: “ninguém vai aceitar a imposição de uma força externa, até porque o golpe teve na sua origem o contingente angolano para aqui destacado que estava a transformar-se numa força de ocupação: “nestas circunstâncias a participação do ex-presidente que chamou os angolanos na 2ª volta das eleições não é possível” afirmam os sectores politicos lesados que defendem a soberania guineense. A Guiné-Bissau está isolada e falta combustível para que a economia possa funcionar, porque a empresa distribuidora pertence ao 1º ministro deposto, cujo partido, o PAIGC, se auto-excluiu do acordo com os militares revoltosos. O Governo deposto, liderado por Carlos Gomes Jr., embora dividido em facções internas, entrou em rota de colisão com os militares por nos discursos eleitorais
Desde então o governo dos Estados Unidos e os seus aliados já declararam (3) alguns chefes militares da Guiné-Bissau como verdadeiros barões internacionais da droga, concretamente o General chefe do Estado-maior da Força Aérea Ibraima Papa Camará e o contra-Almirante Bubo Na Tchuto, ex-chefe da Armada. Chamados a depor os acusados disponibilizaram-se a colaborar, porém os acusadores não apresentaram provas e o processo foi arquivado (4). Portugal exige “
notas:
(1) Carlos Gomes Jr. run afoul by promising to end a lucrative arrangement between the military and drug traffickers (fonte)(2) Guinea-Bissau over the last decade European consumption of cocaine to have tripled (wikipedia)
(3) United Nations Report (2008)
(4) Nunca julgues uma pessoa injustamente (fonte)
(5) Coup in Guinea-Bissau shines a light on powerful West African drug trade (fonte)
(6) Time Magazine: Guinea-Bissau 1º Narco-Estado mundial no negócio da Cocaina (fonte)
.
2 comentários:
limpos" (do blogue "Ditadura do Consenso) Em L...
ESTE LINK ESTÁ A DIZER QUE A PÁGINA NÃO EXISTE!!!
Outro: http://altohama.blogspot.pt/
já está corrigido
Enviar um comentário