Pesquisar neste blogue

terça-feira, abril 02, 2013

Europa à lagardère

Há uma novidade absoluta na ICAR: este Papa é muito amigo dos mais fracos, pobres e necessitados - e "critica a ganância pelo lucro fácil". Umas páginas tantas mais à frente o mesmo jornal que veicula tão jubilosa mentira dá outra no cravo da verdade: "milhões em imobiliário português com créditos mal parados são caçados por investidores norte americanos".

Há mais de 20 mil casas novas para vender caçadas aos empreiteiros que obtiveram créditos e, sem que as consigam vender, entregam-nas como parte do pagamento aos Bancos. Nos particulares que estão a pagar casa própria a crédito, atingidos pelo crescente desemprego, cortes salariais e impostos exorbitantes, a situação é ainda pior. Sem outra alternativa, uma vez que os investidores de paises emergentes se estão a ver livres das reservas que possuem em Euros, Portugal fica à mercê da ganância expropriedora das mesmas instituições e individuos que criaram a "Crise". Seriam muito estúpidos se não o tivessem feito para se aproveitarem dela. Claro que, se os "nossos banqueiros" (Caixa, BCP, Santander) não tendo igualmente nada de estúpidos, vendem as propriedades como massa falida ao Bank of América a metade do preço, não será deste modo que apresentam o golpe financeiro à exausta opinião pública - os Estados Unidos dizem-nos que vão ajudar Portugal a regressar aos mercados...

post scriptum:
a Chefe do FMI Christine Lagarde tem um plano para evitar que "Bancos que foram imprudentes" arruínem a economia mundial. Mas é uma ideia difícil de vender" (citado da Time Magazine). Por outras palavras, depois das criminosas empresas financeiras norte americanas terem arruinado a economia da Europa com a transferância de triliões de papeis tóxicos para a Eurozona, agora pretendem conservar incólumes os seus interesse no resto do mundo. Deve ser para ver se descobre esse tal plano que o apartamento de Lagarde em Paris foi alvo de busca policial em 20 de Março último.
.

2 comentários:

Anónimo disse...

e o que me diz o amigo Xatoo sobre o maluco que invoca desobediência civil? esperteza saloia ou há pernas para mil thoureaus se levantarem?

xatoo disse...

É uma boa ideia, que deve ser seguida, mas apenas no caso de os "proletários não tiverem nada a perder" (como a seu tempo teorizou Marx. Se tiver qualquer espécie de propriedade `tá lixado, porque até os fundilhos das calças lhe vão penhorar