Pesquisar neste blogue

domingo, dezembro 29, 2013

capitalismo = propriedade de privados = a especulação

Damos aos Bancos a liberdade de criar dinheiro, e depois pedimos esse dinheiro emprestado pagando juros a esses Bancos. Não é uma idiotice? 
ex-chairman Alan Greenspan admite que a Reserva Federal norte-americana, uma instituição privada, para funcionar precisa de estar acima da lei 



Um editorial de um jornal de ontem rezava assim: "Segundo o discurso oficial, ultrapassado o período de turbulência financeira e económica, (quer dizer, terminada a transferência das dívidas dos Bancos para a Dívida pública do Estado), temos pela frente uma progressão mais calma e sempre com sentido positivo. É, certamente, uma visão destinada a criar um clima de optimismo, mas embate com alguns elementos dissonantes da conjuntura". Pois, nem Portugal é uma ilha habitada por 10 milhões de Robinsons, nem este governo quer deixar de obedecer ao cânone que salvaguarda como primeira prioridade os interesses dos bancos estrangeiros.

"Tentámos na Administração Clinton remendar essa tendência (para a crise provocada pela lei da queda tendencial da taxa de lucro no capitalismo). Aumentámos o ordenado mínimo e garantimos aos trabalhadores licenças laborais para emergências familiares ou médicas. Ensaiámos os cuidados de saúde generalizados (até aí coisa exclusiva das classes abastadas). Oferecemos aos estudantes das familias pobres acesso ao ensino superior (pela possibilidade de se endividarem perante os bancos). E alargámos um crédito de impostos reembolsáveis a trabalhadores de baixos rendimentos (os bancos encarregaram-se de lhes garantir crédito à habitação sem garantias de pagamento das prestações). Indexámos as compensações dos executivos ao desempenho das empresas. Todas estas medidas ajudaram, mas tiveram impacto frustantemente reduzido tendo em conta o quanto já se havia recuado. O director da Reserva Federal, Alan Greenspan - que não era nenhum Marriner Eccles (o director da FED durante a expansão do keynesianismo militar na era Roosevelt) insistiu para que Clinton reduzisse o défice do orçamento federal em vez de cumprir as suas mais ambiciosas promessas de campanha, e Greenspan respondeu com a redução das taxas de juro. Isso precedia uma forte recuperação. Em finais dos anos 1990 a economia estava a crescer a um tal ritmo e o desemprego estava tão baixo que os salários das classes médias começaram, pela primeira vez em duas décadas, a subir ligeiramente. Todavia, como a subida foi impulsionada por uma melhoria no ciclo de negócios e não por uma mudança estável na estrutura da economia, acabou por ser um lampejo passageiro. Assim que a economia (os negócios incapazes de gerar lucros) arrefeceram, os rendimentos das familias mostraram que não estavam mais elevados do que antes"

(in "AfterShock", de Robert B. Reich secretário de Estado do Trabalho na Administração Clinton, 2011)

2 comentários:

Anónimo disse...

Mais um dia importante para este triste País!
Uns "idiotas, jotinhas sedentos de poder, garotada incompetente" tomaram posse em mais uma patética remodelação deste desgoverno que nunca mais vai borda fora para os confins do inferno!
Preparam-nos o descalabro para 2014, e nós, os carneiros, deixamos!
40 anos de uma ilustre democracia!

Anónimo disse...


A merda Marxista é tão enjoativa que só á custa de psiquiatria se pode tentar perceber como ainda há tolos que veneram a figura patética e nojento do judeu Karl Marx.

É triste e real ao mesmo tempo.
Patetas que se dizem anti-sionistas idolatram um palhaço vulgar como era Karl Marx, um escritor menor, de baixo nível da escória.

Mas a trupe marxista anda de mochila e miolos atrás de um parolo de barba e entoa slogans como se aquilo fosse do mais moderno que pode haver.

Mas Fascismo e Nazismo(Ideologias superiores e as unicas anti-capitalistas que existiram) que apareceram mais recentemente são "antiquadas".

Ó Xatoo, por amor de deus!!! Larga essa patetice.
A Direita é uma escória nojenta, a esquerda é uma cambada de anormais.
Estamos fodidos!!!