Pesquisar neste blogue

quarta-feira, dezembro 28, 2005

Com a ocupação americana do Iraque, muitas das parcerias económicas do núcleo duro França-Alemanha com o Médio Oriente, já foram ou estão em vias de ser alteradas - nomeadamente as transacções do petróleo em euros. Todos os dias nos chegam noticias de novos alinhamentos da "velha Europa" com a velha (e falida) Rússia. A união fará a força, e o nóvel Projecto Galileu (civil) é um excelente pronúncio,,, contudo é ainda cedo - sem que se resolva a questão do Iraque, para antever o que acontecerá à União Europeia e aos "submarinos" pró-americanos nela infiltrados. Se a falência definitiva da superpotência e a emergência da Europa Democrática das Regiões livremente associadas,,, se a sinistra continuação da tentativa de implantação de um Império de cariz Penitenciário. Boa altura, portanto, e como sempre, para um passeio pelos boulevards, meditando, melancólicamente,,,

"Avec le christianisme et par lui s'introduisait dans l'esprit des peuples un sentiment qui est, plus que la gravité et moins que la tristesse, la mélancolie".
Victor Hugo, "Préface de Cromwell", 1827

no Grande Palais















"Mélancolie, Génie et Folie en Occident"
Uma magnifica exposição sobre as imagens e os simbolos da melancolia nas obras que representam afinal o longo declinio do Ocidente.

(expo. tambem citada no "Arte Moderna") um blogue excepcional com diversas ligações a Museus, sítios de Arte e Arquitectura, bancos de dados, etc. Muito bom!

* De França vai chegar uma alternativa Europeia ao Google americano - chama-se QUAERO
* Tambem em Paris, faz agora 110 anos, nascia o Cinema com a projecção pela primeira vez no "Grand Café" do "L`Arrivé d`un Train en Gare de la Ciotat"

Sem comentários: