Pesquisar neste blogue

quarta-feira, dezembro 07, 2005

o poster de Richard Serra Stop Bush, 2004

faz o anuncio oficial da abertura da próxima Bienal 2006 do Whitney Museum de New York

sabido como é, que a Vida imita a Arte - dentro em breve o facínora terá os dias contados,,,

o mundo não pode esperar


“A Arte pela arte não existe. O que existe é uma escolha: ou se é responsável ou se faz um trabalho calmo para se ficar bem visto”
diz Helder Costa o encenador do grupo de teatro “A Barraca”. Há quem defenda, sempre houve quem defendesse, fundamentadamente, que a Arte pode mudar o mundo. Os poderes executivos também sabem isso muito bem, e nessa óptica se esforçam por gerir a criação artística por clientelas corporativas dependentes das verbas e subsidios dos ministérios. “Diz-me o que eu quero, dir-te-ei com quem andas e o que queres ganhar com isso”
Nesta linhagem negra, diz João Mário Grilo a propósito da recente visita de Michael Cimino, “ o esmagamento dos autores como individuos livres de criar, foi anunciado pela chegada a Hollywood, que é a medida de todas as coisas, de um novo tipo de Capital ($$$ em larga medida estranho ao negócio do cinema), representado por um novo tipo de executivos e pela instalação de uma lógica tecnocrata que veio purgar ou circunscrever (casos de Lynch, Tarantino, Eastwood, Scorcese ou Oliver Stone) as eventuais pequenas bolsas de resistência artistica, enquanto Hollywood arrecada 85% das receitas geradas nas salas de cinema, no comércio de DVDs e nas licenças de exibição televisiva – em blockbusters de manipulação de massas que são autêntico lixo sofisticado com efeitos especiais psicadélicos – enfim, uma droga nociva e estupidificante como são todas as drogas.
Mas para tudo há remédio e cura e um facto é que há cada vez mais gente saturada da monotonia bacôca e manipuladora americana. A julgar p/e, pelos impressionantes números do último DocLisboa (que apontam para quase 20 mil espectadores numa semana! com sessões literalmente esgotadas),,, ou por esse outro inesperado sucesso entre nós (em Lisboa) que é a reposição em sala do “mais belo filme do mundo” – a obra-prima de Friedrich W.Murnau “Aurora”
-----
A pergunta é legítima: - para quando a exibição comercial do programa de grande sucesso em televisão “A Noite do10” de Diego Maradona?,,, ou do documentário “Comandante” de Oliver Stone? - não são exibidos porque o Poder tem Medo! Medo da verdade!
-----
Para um aprofundamento do tema: ler “O que Marx pensava da Arte”, (ensaio publicado aqui).

o Museo das Bellas Artes em Havana, a um dia de semana, ocupado pelas Escolas


uma Escola em Bagdad

Sem comentários: