Pesquisar neste blogue

quarta-feira, setembro 19, 2007

"a Revolta é a Nobreza do Escravo!"
Michel Foucault

com Michel Foucault o anarquismo saiu dos chavões que marcavam o seu século e quase meio de idade para ter um pensamento talvez não exactamente seu, mas bastante próximo disso: "As pessoas sentem a minha escrita como uma agressão; elas sentem que existe nela alguma coisa que as condena à morte; eu não as condeno à morte, simplesmente suponho que já estejam mortas" - vamos lá a mudar isso, malta!

Vicenza, Itália: Não à Base da Nato!






Londres,
bicicletada para quebrar a moral burguesa

Roma: Manifestações anti-bush

A ênfase posta na revolta italiana não acontece por acaso. Na Europa, depois do Maio de 68, é na Itália que surge o maior movimento de contestação de massas no pós guerra – mais importante que a revolta em França, o Movimento de 77 foi no entanto ferozmente omitido posteriormente do conhecimento das opiniões públicas, porque envolveu a passagem à prática através de importantes acções contra o terrorismo de Estado: Contracultura, autonomia operária, criatividade autónoma, luta armada.
30 anos depois, o descontentamento e a indiferença com os actuais políticos continua tão alarmante que nove em cada dez italianos não acreditam pêva nos seus dirigentes. Neste ambiente não é de estranhar que um humorista, Beppe Grillo, seja hoje em Itália o principal protagonista da vida politica – que agita no seu blogue, um dos mais lidos no mundo, com cerca de 100 mil visistas diárias!
Graças à Internet Grillo converteu-se no catalizador desse mal estar lançando uma campanha conra os partidos políticos – que apelida de “o cancro da democracia”. No passado dia 8 Beppe Grillo convocou uma jornada de protesto que baptizou de “V-Day (uma abreviatura para sugerir a mesma ideia do nosso popularíssimo “Vão apanhar no Cu”) – a acção teve um êxito espectacular! – houve manifestações em 153 cidades italianas, e só em Bologna (a Cidade Vermelha) saíram à rua 50 mil pessoas. Grillo entregou aí uma petição assinada por 300 mil pessoas reclamando três medidas imediatas: 1.Limitar os mandatos a duas legislaturas. 2.Permitir a Eleição Directa. 3.Expulsar todos os deputados envolvidos em contas com a Justiça.

Simples; porém em Portugal não deve funcionar; assim como não funciona a Justiça; assim como nada funciona. O "Dia V" é um vírus que como tal deve alastrar, diz Grillo. Porém a coisa chega aqui e pára. "A política, no sentido comum do termo, não é outra coisa que o relato da corrupção", disse Platão - veja-se só onde se reporta o nosso atraso na compreensão do porquê de todos os nossos politicos mediatizados possuirem interesses directos na economia.

Sem comentários: