Pesquisar neste blogue

quinta-feira, dezembro 11, 2008

Andreas Grigoropoulos 1993-2008

"eu vos digo, é preciso sentir o caos dentro de si, para dar luz a uma estrela dançarina"
Nietzsche
um jovem adolescente, cidadão europeu, é assassinado a sangue frio por dois policias numa rua de um subúrbio de Atenas. Passado dias o depoimento que o criminoso fardado Epaminondas Korkoneas apresenta em sua defesa é o seguinte:
“Vimos um grupo de cerca de 30 jovens à distância de 10 ou 15 metros de nós, não fomos capazes de interceptar o seu movimento agressivo em nossa direcção e ficámos amedrontados temendo pelas nossas próprias vidas; então voltámo-nos de costas para eles. Ao mesmo tempo, a fim de assegurar que seríamos bem sucedidos em assegurar a nossa fuga, em estado de choque e vendo que a turba não parava de avançar para nós, apesar de o meu colega lhes ter arremessado uma granada de alarme, puxei da minha arma e guiado pelo instinto de sobrevivência disparei dois tiros de aviso para o ar, talvez um terceiro tiro, sem ter dado por isso, conforme me lembrou o meu colega mais tarde” - o seu advogado, Alexis Kougias (um nome a recordar) comentou para as televisões a seguir a ter entregue o documento: “A partir de agora estará nas mãos da justiça da Grécia decidir se o jovem foi morto por justa causa ou não” (fonte)

A partir de um primeiro andar contíguo à zona onde o crime foi cometido alguém estupefacto filmou a cena em vídeo. Não há vestígio de qualquer ajuntamento de pessoas. Apenas um carro da policia que pára numa rua semi deserta, percebem-se alguns, poucos, transeuntes e o som dos disparos na noite. Uma testemunha conta o que viu: “Vi o carro patrulha virar a esquina no cruzamento e seguir, mas um minuto mais tarde os dois condutores voltaram atrás. Vinham os dois armados e dispararam sobre o miúdo sem qualquer razão – P: Você viu se eles fizeram pontaria? – R: Sim, eles apontaram as armas – P: não dispararam para o ar tiros de intimidação? – R: Não, eles atiraram sobre os miúdos que estavam ali. P: Eles não viram o jovem cair morto? R: Sim, alguém gritou que o miúdo estava ferido, mas eles viraram as costas e foram-se embora”

cabe ao governo da Nova Democracia de Kostas Karamanlis, e aos homólogos da oposição "socialista" que alternam com os neocons, explicar que espécie de cães de guarda têm eles andado a fabricar, treinar e a armar durante os 30 anos que levam de governo. Para já a resposta vem sob a forma da terrivel onda de repressão que se tem abatido sobre os protestos populares, que já causou outra morte. Neste simulacro de Lei e Ordem, como antes no regime nazi, as vítimas são sempre culpadas

* A falta de empregos - fundamentalmente entre a juventude - e os inúmeros escândalos políticos de corrupção (de onde nunca saem culpados) contribuem para lançar mais gasolina na fogueira.
O desemprego entre os jovens de 20 a 25 anos no ano passado foi de 22,9%, o pior nível de toda a União Europeia.
ver: as origens do capitalismo grego

* o Movimento da Esquerda Anticapitalista Unida

* a IV Internacional e o rastilho para a Revolução Social na Europa

* aquilo que a imprensa não conta: O caixão branco com os restos mortais de "Alexis" desaparece das imagens dos reporteres ao fim de segundos; as imagens seguintes continuaram a ser as dos distúrbios e os enfrentamentos levados a cabo pela policia de choque
.

Sem comentários: