Pesquisar neste blogue

quinta-feira, janeiro 29, 2015

Ai agora são todos Syriza?

Grupos de interesses organizados em partido politico, comprometidos com o neoliberalismo até à medula, como o Partido dito Socialista, celebraram a chegada da Esquerda ao poder na Grécia, fingindo não perceber que “essa vitória foi construída contra os partidos do centro, os que nos trouxeram – a todos, portugueses e gregos – até esta insustentável situação”. É previsivel, portanto, que os tubarões "socialistas" se remetam por agora a uma segunda linha, sempre alerta para as marés de negócios vindouros.

O episódio mais indecoroso nesta colagem é o protagonizado pelo ex-deputado europeu, eleito pelo Bloco de Esquerda, Rui Tavares, hoje promitente delfim de António Costa no insane frete-pago de continuar a enganar a opinião pública, dando a entender que o P”S” poderá alguma vez ter e aplicar em Portugal um programa de esquerda igual ou sequer paraecido ao do Syriza. No artigo dedicado ontem à Grécia pelo “Público” Rui Tavares é promovido a amigo intimo do ministro das Finanças grego, ideia corroborada pelo próprio na sua coluna no mesmo jornal: “Ouçam este homem!”. Aqui se gaba Tavares, (na mesma altura em que defendeu a agressão “democrática” europeia contra a Libia”, de ter estado ligado em 2011 à Conferência de Varoufakis intitulada “Uma modesta proposta para salvar o euro”. Mas tal coisa não existiu. A conferência de Yanis Varoufakis denominou-se “Uma modesta proposta para transformar a Europa”, o que lhe confere uma intenção completamente diferente da de “salvar o euro” como moeda fautora de dívida.
A distinta lata de um Zé-ninguém politico como Rui Tavares leva-o a revelar o entusiasmo de uma conversa de cafetaria que teria mantido então com Varoufakis, e que ainda hoje lhe valeu no twitter o incentivo “Agora é a tua vez Rui!”. Mesmo que tal seja verdade, e a cusquice é uma vergonha indigna de ser veiculada em beneficio pessoal, a adaptação do “episódio da Odisseia grega em que Ulisses salva os seus marinheiros que tinham sido transformados em porcos pela feiticeira Circe – uma analogia para os países europeus do sul de onde iria partir a redenção do sistema capitalista na Europa - esse plágio de Tavares nada tem a ver com a célebre obra de Yanis Farouvakis “O Minotauro Global, América, Europa e o Futuro”, com o subtítulo “As verdadeiras origens da crise financeira e futuro da Economia Mundial”.

Uma fábula anti-imperialista que nunca passaria pela careca do Tavares

De acordo com o mito citado por Varoufakis, havia um rei que exigia um tributo de 14 jovens que seriam oferecidos como alimento a um monstro chamado Minotauro, com a cabeça de um touro e corpo de homem, preso num labirinto construído para prisão - a saída dessa prisão poderia ser feita por corredores intrincados, mas como o monstro não dava com a saída, como compensação pela entrega de de sacrificados ia mantendo a situação em equilíbrio por determinado tempo. Para Varoufakis, o Minotauro Global representa os Estados Unidos (EUA) e um mecanismo macroeconómico complexo que lhe tem permitido absorver impostos de todo o mundo (o sacrificio da vida dos jovens explorados pelo capitalismo em todo o lado). Neste caso são os produtos industriais excedentes de todos os lados, a partir dos recursos obtidos por tal produção, que voltam a Wall Street em busca de maiores recompensas financeiras. Com este mecanismo atinge os EUA conseguem enfrentar os "déficits gémeos", orçamento comercial e governamental. Tudo o que constituiu bens gerais circula como capital de apoio à desastrosa balança do Minotauro, que Varoufakis acredita ser um fluxo que alimenta um canibal.

"Wall Street, seguidamente , fez uso destas entradas de capital estrangeiro para três coisas: a) fornecer crédito para os consumidores dos EUA b) investir directamente nas grandes corporações norte-americanas, e, claro, c) a compra de títulos do Tesouro dos EUA (ie , Défices das finanças do governo dos EUA)”. Embora o déficit de nascimentos de sacrificados tenha vindo a diminuir desde a década de 70, não precisamos de grandes explicações de carácter socialista com rigor científico, bastando exibir as credenciais de um capitalista bem sucedido, Donald J. Trump diz num livro sobre finanças pessoais: "... em 1971, o dólar deixou de ser dinheiro e tornou-se um meio de troca, quando o presidente Nixon tentou resolver um problema: grandes reservas de ouro estavam a abandonar o país por causa do crescente déficit comercial . Porque comprávamos muitos produtos japoneses e europeus, a diferença entre o que nós (EUA) vendíamos, e o que eles queriam receber em ouro pelo que comprávamos, tornou-se insustentável. Para resolver esse problema, o presidente Nixon tornou simplesmente o nosso dólar num passivo, uma nota promissória de pagamento. Actualmente o déficit comercial dos EUA é mais maior do que nunca, e a compensação de todo o mundo é enorme. Em vez de apoiar o dólar em ouro, os EUA puderam simplesmente continuar a imprimir mais dinheiro (como qualquer indivíduo pode usar cartões de crédito e cheques sem ter o dinheiro no banco, com a diferença de que se acontecer com um qualquer individuo este poder ser detido e preso por passar cheques sem cobertura”.

5 comentários:

Anónimo disse...

o António Costa ainda não é Primeiro Ministro e já enjoa.
O Rui é um espertalhão que enriqueceu subitamente com o apoio eleitoral que teve mas não passa de um símbolo do "merdismo" politico nacional e se o outro enjoa este enfrasca com as suas baboseiras contestatárias de rapazinho ofendido.
VIU

Anónimo disse...

Encontrei este blog ao acaso, desde de inicio de Dezembro que sou seguidor dos artigos. Gosto deste blog porque não defende um partido em defesa de outro partido. grande parte dos blogs defendem sempre um partido, aqui denuncia-se os partidos corruptos os artistas que destruíram este País, devido a esses corruptos do Ps, Psd e Cds tivemos que ter ajuda da maldita troika estas sanguessugas o que importa é o pagamento dos juros é inadmissível pagar mais de juros e comissões à troika que todo o orçamento da saúde. Realmente os portugueses que abram os olhos este Ps do Costa não interessa nada é da mesma linha do Passos Coelho. Estes tipos eram fuzilados a todos sacanas de merda que não interessa a ninguém. O povo que abra os olhos.

Continuação com os excelentes artigos.

Fernando

Anónimo disse...

http://www.strategic-culture.org/news/2015/01/29/a-soros-trojan-horse-inside-the-new-greek-government.html

O vírus do cavalo de Tróia

Anónimo disse...

http://vineyardsaker.blogspot.pt/2015/01/well-that-did-not-take-long.html

Anónimo disse...

O Costa tem destruído tudo por onde passa, mas a imprensa patrocinada pelos mafiosos globalustas, tudo mascara e publicita como sendo algo positivo.
O homem é sinistramente criminoso, e sonso, ao mesmo tempo que propagandeia zonas zer (emissão reduzida), aprova enormes mamarrachos em zonas ambientalmente frágeis, ou já superlotadas, veja-se o mamarracho que querem construir á fente da Maternidade Alfredo da Costa, ou o hospital dos Mellos no terreno recebido de presente da CML (Alcântara), zona de aterro e importante nó de transportes de Lisboa...como é que se propõe, incentiva e se apressa uma venda feita com valor ridículo, para algo que será um verdadeiro cancro local?