Pesquisar neste blogue

segunda-feira, janeiro 05, 2015

mais uma trapalhada do Banco de Portugal com terroristas financeiros

Vem no Wall Street Journal: o banco Goldman Sachs Group Inc. afirmou que vai contestar em tribunal a decisão do Banco do Portugal de inverter inesperadamente a sua posição sobre o destino de um empréstimo de 835 milhões de dólares ao Banco Espírito Santo semanas antes do colapso.

O empréstimo concedido ao BES em finais de Junho foi organizado pelo Goldman Sachs através de um veículo de financiamento chamado Oak Finanças Luxembourg SA foi de seguida compensado pela emissão pela Oak Finanças do mesmo valor de 835 milhões dólares em acções sobre a dívida, sendo de seguida recomprados por um conjunto de investidores do Goldman incluindo vários hedge-funds e fundos de pensões. Esse valor tinha sido transferido em Agosto para o Novo Banco, o "Banco Bom" ultrapassadas que aparentemente tinham sido as alegações de fraude. (Mas vá-se lá saber porquê) na semana passada, o Banco de Portugal decidiu que a transferência foi um erro, e que o empréstimo deve permanecer de vez no "Banco Mau", o qual mantém o nome Banco Espírito Santo e incorpora os activos tóxicos. A decisão significa que o Goldman Sachs e seus clientes poderão perder centenas de milhões de dólares de investimentos em titulos "Oak Finanças" investidos no empréstimo, porque os "activos" que o falido BES-Banco-Mau tem para liquidação um valor estimado em menos 100 milhões de dólares. Contudo, o Novo Banco já cumpriu com o primeiro pagamento do empréstimo Oak Finanças, no valor de 52,9 milhões dólares, em 25 de Dezembro, segundo diz o prospecto Oak Finance. Removendo os activos "Oak Finance" que impulsionou o balanço inicial do Novo-Banco (Bom), o valor a pagar no processo de busca de comprador aponta para 667,9 milhões de dólares, de acordo com uma declaração de 23 de Dezembro do Novo Banco em que informou haver pelo menos quatro empresas interessadas". Pudera. Considerando que o Estado acorreu com 4.9 mil milhões para acudir à falência... para os interessados é só fazer as contas. (fonte)

trapaça relacionada com a trapalhada: ex-alto quadro do BES e ex-ministro de Estado "Manuel Pinho exige 7,8 milhões de euros ao Novo Banco em tribunal" (é preciso ter lata)

Sem comentários: