Pesquisar neste blogue

terça-feira, janeiro 27, 2015

contribuição para o "Grupo Excursionista Amigos de José Sócrates"

Enquanto primeiro-ministro José Sócrates usou os poderes que aparentemente lhe tinham sido delegados pelo povo para beneficiar certos grupos privados, nomeadamente na Banca (swaps e outros créditos ruinosos), nas Obras-Públicas (concessão de favores em adjudicações por troca de dinheiro para “socialistas” avulso ou grupos de “socialistas”); e nas Parcerias- Público-Privadas (PPP) garantindo-lhes rentabilidades milionárias superiores a 20 por cento ao ano a privados num negócio de risco zero. 

Foi o governo de Sócrates que nacionalizou os prejuízos do BPN, administrado pela nata cavaquista, deixando o património aos seus antigos donos. Foi durante o governo Sócrates que os grandes escritórios de advocacia que ardilosamente tornam legal a corrupção que envolve os negócios com o Estado receberam centenas de milhões do Estado sem necessidade de qualquer justificação. Mas não é por tudo isto que Sócrates foi preso. Aliás, se fosse, caberia perguntar ao supremo indigente da nação Cavaco Silva que conviveu intimamente com Sócrates durante 5 anos se nunca suspeitou que o então 1º ministro não era honesto e surripiava uns trocos em proveito próprio. Cavaco, se não fosse mudo, diria que não, que isso era irrelevante no cômputo mais geral do enorme surripianço ao património público em Portugal. É esta política que Cavaco superiormente dirige, aproveitando igualmente para empochar uns trocos com as acções do BPN e o negócio da Coelha com offshores. Deve Cavaco ser preso por ser cúmplice de Sócrates? Um dia será constituído arguido, já o foi pela grande maioria do povo, mas não deve ser preso do modo obscuro como foi feito com Sócrates - deixando no ar a suspeita de maquinação político-partidária congeminada pelo ministério da Justiça deste governo.

Assim, segundo Arnaldo Matos: "estando o cidadão José Sócrates preso há dois meses sem culpa formada. Cumprindo e fazendo cumprir a Constituição, Cavaco tem o estrito dever de exigir a imediata libertação de José Sócrates. Como o próximo presidente da República terá o dever de exigir a libertação de Cavaco, se este chegar a estar preso sem culpa formada pelo crime de corrupção. O cidadão José Sócrates está a ser julgado por crimes praticados no exercício das suas funções de primeiro-ministro. Ora, nos termos da alínea a) do n.º 2 do art.º 11.º do Código de Processo Penal, é unicamente competente para julgar o primeiro-ministro pelos crimes praticados no exercício das suas funções o pleno das secções criminais do Supremo Tribunal de Justiça. Na mesma ordem de ideias, compete a um juiz das secções criminais do Supremo Tribunal de Justiça [n.º 3, alínea g) do art.º 11 do Código de Processo Penal], e não ao pretensioso super-juiz Alexandre, praticar os actos jurisdicionais relativos ao inquérito, designadamente quanto à aplicação das medidas de coação, nomeadamente a prisão preventiva" (Luta Popular)

2 comentários:

Thor disse...

a 'herança' do preso número 44:


-Dívida pública aumentou 90.000 milhões de euros entre 2005 e 2010.

- Nacionalizou o BPN, com o contribuinte a pagar, aumentando o seu buraco em 4.300 milhões em 2 anos, e fornecendo ainda mais 4.000 milhões em avales da CGD que irão provavelmente aumentar a conta final para perto de 8.000 milhões, depois de ter garantido que não nos ia custar um euro.

- Derrapagem de 695 milhões nas PPPs só em 2011.

- A CGD emprestou 300 milhões a um amigo do partido para comprar acções de um banco privado rival, que agora valem pouco mais que zero.

- Injectou 450 milhões no BPP para pagar salários dos administradores.

- Desbaratou 587 milhões do OE de 2011 em atrasos e erros de projeto nas SCUTs Norte.

- Desapareceram 200 milhões de euros entre a proposta e o contracto da Autoestrada do Douro Interior.

- Anulou e deixou prescrever 5.800 milhões em impostos.

- Perdeu 7.200 milhões de fundos europeus pela incapacidade do governo de programar o seu uso.

- Enterrou 360 milhões em empresas que prometeu extinguir.

- Contratou 60.000 milhões em PPPs até 2040.

- Usou Reformas para financiar a dívida de SCUTs e PPPs.

- Deu de mão beijada 14.000 milhões aos concessionários das SCUTs na última renegociação.

- Deixou agravar o passivo da Estradas de Portugal em 400 milhões em 2009.

- Deu 270 milhões às Fundações em apenas dois anos.

- Pagou à EDP, em rendas excessivas, 3.900 milhões tirados à força da vossa factura da eletricidade.

- Deixou os sindicatos afundar as EPs em 30.000 milhões de passivo para os camaradas sindicalizados com salários chorudos e mordomias, pagos pelo contribuinte.

- Aprovou um TGV que já nos custou 300 milhões só em papelada, e vai custar outro tanto em indemnizações

- Mais todos os milhões enterrados no Aeroporto fantasma de Beja, totalmente inoperacional, inaugurado à pressa antes das eleições para fechar logo de seguida.




...não é para qualquer um, de facto.

Anónimo disse...

Que nojo de políticos. Esta corja de corruptos arruínam qualquer País, para males dos nossos pecados, depois do 25 de Abril, não aparece um líder com visão para o bem do País, apenas para encher os bolsos dele próprio dar tachos a amiguinhos. Já chega de pessoas como o velhadas do Soares, Cavaco Silva, Socrates, Passos Coelho, Relvas, Portas, Duarte Lima, Dias Loureiro, etc estes gajos é tudo boa gente. Com tanto sacana como Portugal pode ser bem governado, é sim ladõres a sugar o rendimento de quem trabalha honestamente. Basta olhar para a Edp, Galp, CP, para a Pt (há uns anos atrás), estes gestores de meia tigela levavam para casa aos milhares, por isso os portugueses são roubados diariamente nos impostos, na electricidade, nos combustíveis, nas telecomunicações.
Tristeza de povo que não aprende nada com o passado recente, vota sempre em Ps, Psd e cds. Estes 3 partidos em 40 anos de democracia já tivemos 3 ajudas do fmi, é obra. Realmente a bandeira destes partidos é mesmo a corrupção.


Fernando