Pesquisar neste blogue

terça-feira, janeiro 20, 2015

alguns tópicos sobre o modelo de Socialismo na China

visto pela óptica de um autor ocidental que não pode ser considerado como socialista, o elogio implicito pelos próprias detractores do regime chinês (François Gipouloux, "A China do Século XXI, uma Nova Superpotência" edição importada pela Piaget)

Não existe especulação financeira
controlo dos meios de produção
a ênfase posta no factor Trabalho em detrimento do Capital
Descentralização
primazia ao Investimento Interno
criar canas de pesca, não oferecer peixe grátis
Imperialismo? a exportação de capitais é irrisória

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu creio que a exemplo do que se diz de Cuba que na China ninguém dorme de estômago vazio e todos têm tecto e essa tarefa não é fácil num país que tem 20% da população mundial.
Na China há 2 sistemas: o comunista e o capitalista mas quem tem o poder são os comunistas e os capitalistas são obrigados a prestar contas e são obrigados a respeitar os princípios que lhe são impostos. É o domínio do político sobre a economia ao contrário dos países capitalistas onde um Homem vale menos que o cagalhoto de um cão.
Porquê o capitalismo chinês? Foi uma medida acertada que impulsiona e valoriza os valores daqueles que são furões ambiciosos e pô-los a trabalhar na direcção do Povo.
A EDP em Portugal teve um representante que desapareceu de um dia para o outro porque parece que extrapolava os poderes que lhe haviam sido confiados. Os representantes do capitalismo chinês têm compromissos sérios que não podem deixar de respeitar.
Li em tempos que na China prenderam um capitalista e tinha sido preso porque tinha enriquecido demais.
Na China os agentes económicos também são controlados a ponto de quando entram em crise é o Partido comunista que os tira dessa situação, ao contrário do Ocidente que vive e assenta numa crise permanente sem qualquer tipo de controlo e nós ocidentais sabemos bem o que isso significa tirando ao trabalho para entregar riqueza aos donos do Capital, com todo o rol de sofrimentos que isso acarreta aos deserdados da sorte que eles talharam e lamentavelmente o desgraçado do Zé Povinho ainda vota neles nesta hipócrita democracia das desigualdades...
VIU