Pesquisar neste blogue

segunda-feira, maio 08, 2006


A agência noticiosa espanhola EFE pagou uma indemnização no montante superior a 10 mil euros ao jornalista português Rui Pereira* e foi obrigada a desmentir parte da notícia, por si publicada em 15 de Outubro de 2003, em que acusava aquele jornalista de nutrir “simpatias pela ETA”.
O que estava em causa era uma entrevista feita por Rui Pereira (vejam a diferença entre este texto e o que se diz na "noticia do Sindicato") a dois elementos da ETA vinda a público no jornal 24 Horas desse mesmo dia onde se criticava o projecto de autonomia basca conhecido por “Plano Ibarretxe”. Para além de acusação de simpatia pelos independentistas bascos, Rui Pereira era acusado de ser autor de dois livros que se caracterizavam por veicular uma “visão pouco objectiva sobre o país Basco” (segundo notícia do Público , 28/04/2006).
O processo movido pelo jornalista português por difamação contra a agência noticiosa espanhola durou dois anos e meio e teve agora o seu epílogo como pagamento pela EFE de uma indemnização de mais 10 mil euros, mais do dobro do valor usualmente atribuído pelos tribunais neste tipo de casos, a agência foi obrigada a divulgar uma nota onde se demarca de “lançar qualquer suspeita sobre o tratamento” que o jornalista faz do conflito basco.
A condenação, embora negociada entre as partes, foi ditada pelo Tribunal de Vila Nova de Gaia, para o qual estavam preparadas medidas de segurança extraordinárias e desproporcionadas se as audiências continuassem. Este caso revela bem como a imprensa espanhola trata a questão basca. A entrevista feita por Rui Pereira estava programada para passar na SIC, o que não veio acontecer por resultado de pressões exercidas pela embaixada espanhola em Lisboa sobre a estação de Pinto Balsemão.

*Rui Pereira é autor do livro “Euskadi, a Guerra Desconhecida dos Bascos”, publicado por Editorial Notícias, Lisboa. 2000 – citado na coluna de livros (aqui no lado direito) deste blogue

Sem comentários: