Pesquisar neste blogue

sábado, maio 20, 2006

salvar-se-á a liberdade da Internet?

Obra de referência: a "Galáxia Internet" de Manuel Castells (Edição Fundação Calouste Gulbenkian, 2004)










As elites, os patrões e os dirigentes políticos que mandam e têm poder de decisão, têm por livre arbítrio o direito de se deslocar sem atender às fronteiras nacionais. Quem trabalha obedece às delimitações impostas pelas fronteiras do seu país de cujas leis e insuficiências, e claro está,,, do fisco, enfim, das condições de opressão, não se consegue libertar. Nada melhor para o compreender do que os dramas quotidianos que se verificam na eclosão das levas contemporâneas de emigrantes. Mas esta divisão material e fisíca não tem a mesma correspondência no mundo virtual da Internet. A liberdade que serve os propósitos de quem decide os impulsos com que se pretende moldar o mundo, a organização financeira-empresarial em Rede,,,















,,,tem o seu reverso.
Com a globalização as Elites ganharam a mobilidade física para exercerem as suas acções num mundo sem fronteiras; tecnológicamente inventou-se um meio que servisse esses propósitos de comunicação em tempo real, ao serviço dessa classe dominante; mas essa invenção libertou também, paralelamente, forças poderosas no exercício de cidadania, quando agora, dos mais vulgares até aos mais eruditos, todos os cidadãos têm alguma coisa a dizer e acesso para o publicarem, participando na transmissão de informação util socialmente. Um perigo, na medida em que se trata de um contrapoder de facto. E os utilizadores em países periféricos como o nosso ainda nem atingem os 10 por cento.
Não é o caso dos Estados Unidos, onde a grande capacidade de acesso à Rede teve o poder para colocar a credibilidade do Presidente onde ela está. Fatal como o destino, a apetência dos Neocons para controlar a Internet é irresistível e o governo norte-americano dá os primeiros passos nesse sentido.
,,, de lá, até aqui,,, de lá até a todo o lado, vai um pulinho,,,


clique aqui para ver

Estará a Internet em perigo?
Os impulsos que veiculam o conhecimento induzidos na Rede são feitos pelas empresas dos grandes grupos económicos (Google, Yahoo, Microsoft,etc)
Quem deverá controlar a Internet?
o Povo?, os Governos?, ou as Multinacionais?
Existirá neutralidade?
Quem paga!?
São eles, ou é Você!?

Hands Off Internet (Mãos Fora da Internet)

Sem comentários: