Pesquisar neste blogue

quinta-feira, maio 25, 2006

Timor "Livre" versus Mercado Livre

Mais uma vez, é tudo sobre o Petróleo!


Observe-se o mapa acima e as improváveis e sinuosas delimitações das linhas que dividem os poços a ser explorados pela Austrália. Porque não passa a linha a meio, como advoga o direito internacional, dividindo as duas zonas em partes iguais? - porque este desenho foi o pagamento pela "ajuda" militar dos Cangurus na intervenção quando foi decidida a "independência". Timor é um porta-aviões Ocidental em terreno hostil, sem grandes custos de manutenção. Uma pequena armada de professores lusos ensinam a lingua portuguesa a uma minoria com a finalidade de formar quadros que sejam úteis à gestão para esta finalidade. O resto da população, que é a grande maioria, permaneceu à margem deste processo, sem quaisquer hipóteses de evolução.
As explorações off-shore de petróleo existentes no Mar de Timor constituem recursos que dariam para a população timorense viver sem problemas. Tudo isto já era sabido quando a principal ineressada, a anglo-saxónica Austrália, foi a primeira a "ajudar" à independência da jovem nação, na sequência do reconhecimento do direito à soberania pela ONU com base na diferenciação da população como grupo étnico, em relação ao ocupante ilegal, apadrinhado em 1975 por Kissinger.
Porém, passados os primeiros tempos de implantação das estruturas do novo país, a triste realidade depressa veio ao de cima: não há nenhum país cujo governo seja regulado pelo Catolicismo implantado como religião de Estado, que não seja socialmente miserável. E, miséria é coisa que não tem faltado aos timorenses.
E se, mais grave ainda, se se notarem algumas preocupações do tipo socializante por parte dos governantes locais, o fim mais que certo é o de serem acusados de "marxistas". O lider dos revoltosos, auto-denominados os "peticionários", Alfredo Reinado diz em entrevista: "Podem mudar de governo 5, 10, 20 vezes, isso não significa nada para este povo.Queremos justiça.
Bingo?
Dá-se um doce a quem adivinhar o que é que os militares portugueses (PS e PSD) e australianos, ambos sob regimes caninamente aliados aos neocons de Bush, vão lá fazer com a intervenção que estão a preparar,,,



* relato dos acontecimentos actualizado a cada momento, no blogue
www.timor-online.blogspot.com
ou em
www.blogs.publico.pt/timor/

Sem comentários: