Pesquisar neste blogue

sábado, agosto 21, 2010

o governo pela Sociedade de Accionistas

"Controlar a concorrência, optar por uma fusão, comprar ou vender ramos inteiros de actividade, fechar fábricas, deslocalizar gabinetes de estudos, despedir milhares de pessoas, tomar decisões, não por livre avaliação do interesse a longo prazo da sua sociedade, mas por submissão obrigada ao critério imperioso de criação de valor para o Accionista.
Existem no mundo cerca de 300 milhões de accionistas. Os Estados Unidos, com 5 por cento da população do globo, representam um quarto da produção e quase metade (46%) da capitalização mundial. Na Europa dos 15, 25 por cento das familias com acções obtém um quarto da capitalização bolsista mundial. E o Japão 15 por cento. Se extrapolarmos esta situação para o conjunto das burguesias nacionais com negócios transnacionais a partir do conjunto dos paises desenvolvidos, é patente que dez a doze milhões de indivíduos (dois milésimos da população mundial) controlam metade da capitalização bolsista do planeta.
("O Capitalismo Total", Jean Peyrelevade, Ediç. SéculoXXI, 2005, pag. 55)

Depois do célebre aviso de Sócrates ao director neoconservador José Manuel Fernandes “de que detinha um bom relacionamento com os accionistas do Público por forma a poder resolver a situação financeira do jornal”, eis que um novo embrião de Boy-do-PS ascende à fecundação na excelsa tribo de Accionistas através de um golpe fatal na corrida final do jogo da sorte capitalista. Rui Pedro Soares processou o jornal Sol por difamação, mas como o jornal está falido e não dispõe de outros valores, o tribunal poderá decidir que "a divida" seja paga com a entrada do queixoso para accionista da empresa
.

Sem comentários: