Pesquisar neste blogue

terça-feira, novembro 08, 2011

Comemorando a Revolução de Outubro

Coisas que o povo russo não esquece. Este ano as comemorações centraram-se na heróica epopeia que foi a "Grande Guerra Patriótica" no vitorioso combate ao nazi-fascismo na Europa



A 6 de novembro de 1941 em plena guerra, José Estaline pronunciou o seu célebre discurso na sessão comemorativa do 24º aniversário da Revolução Bolchevique. Transmitido do quartel general instalado nos abrigos subterrâneos do Metro de Moscovo as suas palavras galvanizaram uma multidão de trabalhadores e no dia seguinte os milhares de soldados que desfilaram em parada na Praça Vermelha. No final do desfile as tropas seguiam directamente para a frente de batalha.

Se os alemães querem uma guerra de extermínio, eles irão tê-la (...) temos de defender com valentia e com todas as nossas forças o solo sagrado da Rússia”. Havia três linhas Metro de 112 quilômetros de extensão exclusivamente dedicadas ao esforço de guerra, ligando o Kremlin ao aeroporto e aos principais quartéis do exército. Mesmo sob o perigo constante dos bombardeamento alemães a população começou a construir barricadas nas cidades, que chegaram mesmo às imediações do Kremlin. O governo soviético recuou para a cidade de Kuybyshev, e as principais fábricas e instalações industriais foram deslocadas para leste. Seria a partir daí, desse esforço gigantesco que só a razão pode conquistar, que se iniciaria a vitoriosa caminhada até Berlim (6 de Novembro 2011)
.

Sem comentários: