Pesquisar neste blogue

quarta-feira, janeiro 30, 2013

o Regresso aos Mercados, ou o Milagre da Multiplicação da Dívida

"Os “milagres”, na história da humanidade, sempre serviram para iludir e manipular as Mentes, acreditam aqueles que, por saberem que se a verdade for conhecida, o ópio, o veneno da mentira, mesmo que mil vezes repetida, não iludirá os povos. Por isso preferimos um ditado popular que reflecte – e bem – o bom senso do povo: a mentira tem perna curta!

Podem repetir à exaustão a história da multiplicação dos pães, do discurso de santo António aos peixes, da travessia a pé por cima das águas do lago. São cada vez menos aqueles que se deixam inibriar pelo ópio que é a “fé” de que estes eventos tiveram, efectivamente, lugar. É como o “milagre” anunciado pelo Gaspar e pelo governo de traição que integra, do regresso de Portugal aos “mercados”. Acrescentar dívida à dívida, eis a fórmula, eis o milagre. Ah!, dizem em defesa da “mézinha miraculosa”, mas a pagar menos juros e levando a que se tenha de a pagar de forma mais diferida no tempo!"

A verdade é que não havendo crescimento da economia numa taxa, no mínimo, igual, à dos juros que são aplicados a esses “empréstimos”, a Dívida não diminuirá… Aumentará! (ler o resto)

Basta ler o Expresso, que não esclarece a natureza especulativa da Divida, mas fornece dados para caçar o mentiroso: "Claro que os 4,89% dos juros cobrados no regresso aos mercados estão bastante acima da taxa cobrada pela Troika que são de 3,4% ... e dificilmente seriam sustentáveis se fossem alargados a todo o stock da Dívida Pública" (suplemento Economia do Expresso)

Se não se apear este governo vende-pátrias, "se não implementarmos um arrojado, mas ponderado, plano de investimentos, que coloque a economia ao serviço do Povo e assegure a nossa independência nacional, como será revertido o imparável ciclo de endividamento e, logo,  
como se pagarão “Dívidas” …Impagáveis??! 

Sem comentários: