e tão bem que se vê a guerra, daqui de longe!
"Esta imagem (captada no Vale de Korengal no Afeganistão) mostra o cansaço de um homem e de uma nação - todos nós estamos conectados a ela. É a imagem de um homem no final do caminho"
esta foi a declaração do júri ao atribuir ao fotógrafo Tim Hetherington da Vanity Fair o 1º prémio do World Press Photo 2008 (ver restantes fotos premiadas)
Indiferente à angústia dos jovens que não têm outra alternativa que mandarem-se como carne para canhão, Condi Rice acompanhada do sargento britânico David Milliband depois de rumar ao local do crime nos arredores de Kabul seguiu para a reunião da NATO onde levou a mensagem: "Francamente, espero que enviem reforços". A convocatória de Vilnius foi feita pelo secretário de Estado Robert Gates: "A grave situação militar em que cada vez mais se degrada o Afeganistão pôe em causa a credibilidade da aliança". Em face da recusa que os aliados têm em enviar mais tropas e com os americanos no estado em que a foto nos mostra, Gates está desapontado.
O holandês Jaap de Hoop Scheffer, o secretário Geral da Nato, concorda que são precisas mais tropas para conter a crescente ofensiva contra a presença ocidental num país tão longinquo e estranho, mas descarta a sugestão de Gates de que a Aliança esteja dividida em duas componentes "uma delas demasiado cansada para combater". "Só há uma aliança" concluiu o holandês. Agora é só fazer as contas à situação económica financeira dos paises que contribuem com tropas para o controlo do negócio do ópio no Afeganistão e ver até que ponto a aventura pode prosseguir. Isto é, até que ponto os contribuintes estão dispostos a continuar a pagar uma guerra privada engendrada pela familia Bush.
(fonte: Guardian)
Sem comentários:
Enviar um comentário