Pesquisar neste blogue

segunda-feira, outubro 26, 2009

The Revolution That Wasn`t

Um documentário de Aliona Polunina (produzido com capitais da Estónia e Finlândia). Prémio para a melhor longa metragem na secção “Investigações”

Um ano antes do simulacro-farsa de eleições, em 2007, um partido da oposição radical está determinado a agir e a discutir o poder a Putin. Para além do naufrágio das ideologias sociais ou humanistas da ex- União Soviética, a facção que lidera a coligação com a mediática figura do campeão de xadrez Garry Kasparov e outros dirigentes da Rússia Unida é composta por revolucionários comunistas veteranos, como Eduard Limonov, que desde 1997 viram o PNB (Partido Nacional Bolchevique) ser ilegalizado pelo governo.

Os protestos e a agitação de massas na rua sucedem-se. Os russos pretendem o regresso aos principios básicos de participação nos destinos do país. Querem a vitória e poder para beneficio do povo, enquanto o combate do circulo do poder vertical se aperta. As palavras de ordem ouvidas são “Abaixo o Czar”, “Rússia sem Putin” ao mesmo tempo que se formam contra- manifestações de que se ouve “a Rússia é Putin”.
Como é habitual nestes casos, na escola ocidental importada, a policia intervém sempre que se anunciam acções susceptiveis de descambarem em revoltas. Ilustrando a fotografia para aqueles que se queixavam dos crimes contra o Estado no regime de Estaline, a repressão contra qualquer dissidente radical de esquerda permanece, agora agravada. Dias antes de qualquer manifestação o núcleo dos principais responsáveis são presos preventivamente; nas ruas há confrontos e correrias, cravos vermelhos espalhados pelo chão. Nas prisões há detidos acusados de “violações politicas” que são torturados. Presos são violados por grupos de policias coadjuvados por milicias de extrema direita enquanto são filmados e alvo de glosa: “este video vai bater recordes de audiência na internet” ri-se um destes agentes “da autoridade”.

a Revolução não resulta de nada que se tenha lido num livro

Olhando para as fachadas das monoliticas construções soviéticas, existem dezenas de quilómetros de edificios, onde antes funcionava o coração da economia planificada, esventrados, degradados, em ruínas. Milhares de milhões de rublos travestidos em dólares foram roubados e transferidos para investimento nas bolsas ocidentais, há alguns, poucos, mafiosos presos por isso; vêem-se monumentos nacionais vendidos a pataco onde funcionam hoje lojas de moda de multinacionais ocidentais. A Rússia de Putin procura pôr ordem na devassada casa, agora capitalizada. E claro, esta rússia do ex-agente de segurança sob as ordens de Gorbatchev só conseguiu chegar aqui trazendo milhões de fiéis pela mão da Igreja Ortodoxa Russa.

Dizia (diz) a propaganda anti-comunista sobre a URSS que no tempo de Estaline havia presos por serem crentes, mas, contradizendo isso, numa das cenas mais surpreendentes deste documentário, um padre militante do PNB diz: “precisamos de violência boa. Os bolcheviques salvaram a Rússia, e isso é uma ideia sagrada”, concluindo: “deixa que sejamos iluminados pelo espírito santo e te abençoe a ti Estaline
E no entanto, hoje em dia, não é de todo lamentável que os militantes do Partido de Putin tenham como profissão enforcar revolucionários, acusados de “extremistas”, com a complacência dos negócios de Estado, para onde, em nome dos interesses da Europa (e da cremação dos direitos humanos), foram destacados dirigentes como o anterior lider do SPD, "o socialista em liberdade" Gerhard Schroeder, um filósofo-maestro do hino da Gasprom:

"Estão aqui as nossas Vidas, a nossa Fortuna, a nossa Honra sagrada" (sic)

.

Sem comentários: