Pesquisar neste blogue

domingo, novembro 01, 2009

o Aviso, de como não se pode regulamentar o irregulamentável

a História escondida da Crise Financeira. Mais uma fonte.

No centro das atenções encontramos Brooksley Born, que fala pela primeira vez em televisão acerca da sua falhada campanha para tentar regular os secretivos fundos do mercado multi-trilionários dos derivados, cujo crash despoletou o colapso financeiro em Agosto de 2008
“Eu não conhecia Brooksley Born” diz o ex-regulador responsável pela SEC Arthur Levitt, membro do poderoso “Grupo de Trabalho para os Mercados Financeiros” do presidente Clinton, pessoas como o ex-responsável pela FED, Alan Greenspan e o ex-secretário do Tesouro Robert Rubin – quando me convenceram que os esforços de Born para regular os derivados de risco poderia desencadear uma tempestade financeira; uma conclusão que agora reconhecem “ter sido claramente um erro”.
“Um dia entrei no gabinete de Brooksley; o sangue drenava-lhe a expressão da face” diz Michael Greenberger um ex-funcionário de topo da CFTC que trabalhava próximo de Born. Ela estava ao telefone; e disse-me “Era o secretário Summers. Vocês vão provocar a pior crise financeira desde o fim da segunda guerra mundial. Ele disse-me que tinha 13 banqueiros no escritório que o haviam informado disso mesmo. Parem imediatamente! Chega!, acabou”
Greenspan, Rubin e Summers por fim fizeram prevalecer a sua tese de parar os esforços de Born para pôr limites nos derivados e regular os hedge funds no mercado de futuros. Conseguiram impedir a lei no Congresso. Born enfrentou uma luta formidável contra o esforço de fazer passar a lei de regulamentação quando os mercados ainda estavam na bolha ascencional, diz Michael Kirk. “Alan Greenspan era o maestro, e ambos os partidos em Washington estiveram unidos na convicção de que os mercados por si só tomariam conta deles mesmo”. Quer dizer, fizeram de conta que “os mercados” eram gente, para esconder a gente que explora os mercados.


relacionado
Ron Paul: "A maior intervenção, feita à mais larga escala de sempre, do governo na economia vai acabar muito mal (...) Preparem-se para o pior"
.

Sem comentários: