Pesquisar neste blogue

sexta-feira, novembro 27, 2009

a V Internacional Socialista

quem chega de facto a Lisboa com a Cimeira Ibero Latino-americana não é a Skakira, como tem vindo a ser amplamente divulgado

Diante das chamas da cidade tomada e as profecias de desgraça da cassandra alemã, desde a Queda do Muro proporcionada pelo golpe de Estado reagan-perestroiko na URSS, que o chamado “socialismo real” foi expulso do lugar que habitava. Embora a ordem de despejo tenha em concreto “limpo” o terreno que ocupava, lavrou também a utopia socialista que se transferiu de sementes e bagagens e germina de novo no lugar natural onde sempre morou: a mente de milhares de milhões de pessoas em todo o mundo. Juntando a outros imaginários, a I Internacional marxista, a II Internacional de Lenine, a III Internacional do socialismo num só país, da IV Internacional de Trotski, outro proscrito, e das diversas canibalizações fantoches do pós-guerra engrendradas pelas oligarquias no Poder, chega-nos agora (em absoluto segredo nos Media) a tentativa de implantação da V Internacional Socialista pela mão da Venezuela de Chávez – a novidade é a politica de conciliação inter-classista respeitando a ordem instituída pelo capitalismo, “trabalhando-a” no sentido de reformar a função social das empresas. “Jamais pensámos em trocar as urnas pelas armas e não importa se a Esquerda está no terceiro ou no primeiro mundo” afirmou-se no evento inaugural. Houve até quem alvitrasse que se devia convidar Obama… uma re-edição do tal mito da Cassandra refugiada no templo de Atena, onde é descoberta e violada pelo brutal Ájax, filho de Oileu, uma múmia transsexual disfarçada

Após três dias de debate que reuniu delegados(as) de 55 partidos e organizações de esquerda de todo o mundo, sob a sigla “Compromisso de Caracas” foi elaborado um documento final onde a corrente socialista anunciou diversas actividades um pouco por todo o planeta que conduzirão à convocatória para Abril de 2010 para criar na capital venezuelana uma instância mundial que enfrentará o capitalismo. Nesta perspectiva 26 paises da América Latina, 7 da Europa, 6 de África, Ásia e Oceânia discutiram se a Revolução Bolivariana, na medida em que é única e inédita, significará um movimento de reforma social de grande envergadura com significado em todo o mundo. Na afirmativa, existirá um lugar a partir do qual se assumirá o compromisso de construir o já chamado Socialismo do século XXI? Como medidas de acção imediatas foram propostas as seguintes linhas:

1. A exigência do fim do bloqueio a Cuba e a libertação dos presos políticos cubanos daas prisões norte americanas onde foram encarcerados sem acusação legal nem possibilidades de defesa.
2. Decretar mobilizações de repúdio mundial contra as bases militares norte americanas na Colômbia. Cada organização promoverá acções nos seus países de origem.
3. Desconhecer quaisquer eleições sob a ditadura nas Honduras. Apoio incondicional a todas as organizações populares do povo hondurenho até à restituição do poder ao presidente constitucional Manuel Zelaya
4. Mobilização de um movimento mundial de militantes pela cultura da Paz com a consolidação e desenvolvimento de uma plataforma de acção conjunta entre partidos para o cumprimento das tarefas democraticamente designadas.
5. Fogo mediático usando os meios de comunicação internacional a favor da emancipação da consciência revolucionária. Solidariedade com todos os povos do mundo que lutam pela liberdade.

Patricia Rodas é, pese a ingenuidade, considerada uma grande mulher, um dos membros que integrava o governo de Zelaya nas Honduras. Nas suas palavras, esse governo que adoptou como programa levar a cabo reformas radicais, era visto como uma utopia (já criticada por Engels no Anti-Duhring em 1877), um revisionismo como tantos anteriores, "considerado como sendo de demasiada esquerda para a Direita e de demasiada direita para a Esquerda". Sócrates, invocando um desses lados (enquanto povo o desmente e diz que é o outro) também tem “reformado” em nome dos interesses genéricos dos portugueses como se de um único grupo coeso se tratasse. Porém o golpe de Estado nas Honduras veio não só pôr em causa “o reformismo ad nihil”, sem atender às classes sociais em presença, como mudou de facto a visão da população sobre a natureza do Poder.
Era essa mesma mudança de entendimento que se esperaria que a maioria do povo português tivesse interiorizado a seguir ao golpe de 25 de Novembro. Mas estamos na Europa, e Portugal é demasiado importante para ser deixado ao sabor de uma longínqua hipótese de “governance” dos portugueses. E a torneira da CIA/UE/Wall Street aberta pelo amigo Mário Soares tem corrido bem, até há pouco tempo, mas a crise trouxe o alarme para o facto de os filtros das tubagens começarem a estar entupidos; será apenas uma questão de substituição, ou é melhor deitar a torneira fora e começar a aproveitar a água das chuvas?

Comunicação de Patricia Rodas, presidente do Partido Liberal das Honduras, na reunião de partidos de Esquerda em Caracas:



Patricia Rodas, parte II da comunicação aqui, e a parte III aqui
.

1 comentário:

Jama Libya disse...

Revolução QuilombolivarianaViva Zumbi! Viva Che!Viva Hugo Chávez!
Ao Nosso Povo! Viva Brasil! Venceremos Manifesto em solidariedade, liberdade e desenvolvimento dos povos afro-ameríndio latinos, no dia 01 de maio dia do trabalhador foi lançado o manifesto da Revolução Quilombolivariana fruto de inúmeras discussões que questionavam a situação dos negros, índios da América Latina Neste 1º de maio de diversas capitais e centenas de cidades e milhares de pessoas em sua maioria jovem afro-ameríndio descendente e simpatizante leram o manifesto
RevoluçãoQuilombolivariana e bradaram Vivas! a Simon Bolívar Viva! Zumbi!Tupac Amaru!Benkos BiojoS! Sepé Tiaraju Alicutan!Sabino! Elesbão!Cosme Bento! Adeodato do Contestado!José Leonardo Chirinos !Antônio Ruiz,El Falucho! João Candido! Almirante Negro!Patrice Lumumba!Viva Che! Viva Martin Luther King!Malcolm X!Viva Oswaldão Viva! Mandela Viva!Luiz I.Lula da Silva, Viva! Chávez, Vivas! a Evo Ayma!Cristina Kirchner,Rafael Correa!,Fernando Lugo!José Mujica(El Pepe)! Viva! a União dos Povos Latinos afro-ameríndios,! 1º de maio,Viva! Os Trabalhadores do Brasil e de todos os povos irmanados.Movimento Revolucionário Socialista (Seja um,uma) QUILOMBOLIVARIANO vivachavezviva.blogspot.com/quilombonnq@bol.com.br Organização Negra Nacional Quilombo O.N.N.Q. Brasil .Fundação 20/11/1970