Pesquisar neste blogue

sábado, janeiro 26, 2013

a Hora do Barrete Negro

Zero Dark Thirty” (A Hora Negra) é um cine-relato a armar ao real entre factos "grosseiramente imprecisos" e a manipuladora determinação de "Maya", uma agente da CIA creditada como a principal responsável pelo sucesso da pseudo-caça e assassinato-do-de-há-muito morto- Bin Laden, operação que decorreu em Abbottabad no Paquistão, em Maio de 2011. Guião escrito sobre uma realidade inverosímil, já este mês, ficou a saber-se que não só existe uma verdadeira "Maya" - cuja identidade não foi revelada, mas foi consultora de Kathryn Bigelow - como o seu temperamento obsecado e simpatizante dos métodos de tortura parece ter sido muito bem captado pela realizadora do filme. Realizado em 2012, segundo o NYT "a Casa Branca conta com esta versão do assassínio de Bin Laden para contrariar a crescente reputação de Obama” como ineficaz e igual ou pior que Bush. O recado está dado, mas o cozinhado está longe de ser brilhante.

"A Hora Negra", nomeado para 5 Óscares, é uma fraude do primeiro ao último fotograma. O filme é tão repleto de mentiras, disparates e manipulações que é difícil saber por onde começar.
O mais repugnante é a glamourização da Tortura que retrata como eficaz e uma boa fonte de recolha de informação para a actuação de um grupo de heróis de capa-e-espada que trabalha na “defesa da Pátria”, ou seja, é uma peça de promoção da ideia do Estado que luta pela segurança interna dos seus cidadãos a mais de 11 mil quilómetros de distância! – que gente sem vergonha, esta gentinha de Hollywood: uma das vítimas de Tortura "confessa" que “enviou um fio de ouro de 5.000 dólares a um dos designados conspiradores do 11 de Setembro”. Este episódio inenarrável tenta obscurecer uma outra história do 11 de Setembro, mas que está completamente documentada: que o Chefe dos Serviços Secretos do Paquistão Mahmoud Ahmad não deu fio de ouro nenhum a Mohamed Atta dias antes do 11 de Setembro mas deu-lhe 100 mil dólares e depois disso foi tomar o pequeno almoço nessa célebre manhã do “inside job” em Washington com os senadores Bob Graham (democrata) e Porter Goss (republicano).

O espectador não precisa de pagar bilhete para disfrutar de patranhas deste quilate, mas acidental- mente fica a saber quão cheias de trampa são as histórias dos grupos militares SEALS da Marinha e de outros paladinos do Imperialismo. Eles tiveram muitas horas para realizar uma autopsia no regresso ao Afeganistão e mais algumas horas no avião que supostamente trouxe o corpo de Bin Laden para o navio no Oceano Índico, "de acordo com a prática religiosa muçulmana". Mas não tiveram tempo para identificar cientificamente o boneco-alvo da operação simulada, sabendo-se que o simulado “Bin Laden” foi baleado no rosto quando já estava morto… e dois ou três membros dos SEAL afirmaram nunca ter visto o rosto do homem (não esquecer, como todos os bófias secretos, eles são mentirosos profissionais) o que aponta facilmente para este ter sido um golpe planeado que o “assassinou” imediatamente no mesmo dia, a sangue frio, sem mandato de captura e sem julgamento

Infelizmente, a maioria dos norte-americanos e dos espectadores de outros países culturalmente colonizados, inveterados comedores de pipocas, vão absorver estas mensagens subliminares cuja intenção é transmitir que a Tortura é necessária, que estamos em Guerra com Terroristas e que os Estados Unidos são ousados nos raides de extermínio de todos os bin-ladens que se atrevam a aparecer-lhes no caminho.
E então despeja-se um monte de merda a armar ao cinematográfico em cima de cada uma destas questões
.

5 comentários:

Anónimo disse...

"inveterados comedores de pipocas"

voz a 0 db disse...

Isto só serve, como é hábito, para entreter a MANADA e desviar atenções...

Vê este deputado Belga

Abraço

xatoo disse...

Combate-se no Mali, mas o verdadeiro objectivo (económico, pois claro) dos Franceses é a Argélia
http://www.losai.eu/si-combatte-in-mali-ma-il-vero-obiettivo-francese-e-algeri/#.UQQ0A2cVGuK

voz a 0 db disse...

Até nós gostávamos de deitar as unhas à Argélia... e ao nosso querido gás natural!

Ainda outro dia o miserável Ângelo Correia disse-o em voz alta na sic notícias!

Portanto se chegarmos a esse ponto, que não me espantaria nadinha, de a França, e outros Amigos, fazerem na Argélia o mesmo que na Líbia e Síria e Egipto e Mali e Somália e... Bem resumindo em ÁFRICA... Podem contar com o apoio de Portugal...

Claro que França está em no Mali a proteger os seus interesses energéticos (urânio para as suas belas centrais) e não é de admirar o apoio do Canadá a esta intervenção pois várias empresas canadianas estão a explorar os recursos do Mali e depois exportam para França!

Enfim sempre mais do mesmo... mas ninguém quer saber...

Abraço

Anónimo disse...

Para a Argélia e em força.

http://www.geema.org/documentos/1272291889X4pOU9sp0On98EO6.pdf