Pesquisar neste blogue

domingo, outubro 13, 2013

Governo omitiu ajuda ao Banif no défice de 2013...

a noticia deste recorte de jornal é do dia 1 de Outubro...
...10 dias depois a imprensa da especialidade descobre que afinal o défice deste ano atingirá os 6,4%.

O défice público comunicado pelas Finanças ao Instituto Nacional de Estatística no final de Setembro, avaliado em 5,5% do produto interno bruto (a meta combinada com a troika), ainda não tem os 700 milhões de euros gastos com a ajuda ao Banif - Banco Internacional do Funchal, confirmou ontem o Conselho das Finanças Públicas (CFP)
Marilu "Swap" Albuquerque e o designio que lhe foi encomendado: transformar Portugal num hibrido de queijo franco-suiço: se não tiver buracos e não cheirar mal para os patrões da Troupe Neoliberal nacional a coisa não presta. Ora aí está; o Governo pretende tapar mais este buraco com mais um Orçamento Rectificativo. A injecção de capital efectuada pelo Estado no Banif e o declínio na receita de impostos em virtude da queda actividade económica ascendem a 1.600 milhões de euros, o que elevará o défice real até 6,4%. (1). Existem "forças revolucionárias" no Parlamento dizia o Luís Amado... senão não haveria ninguém para falar disto cá para fora, o que seria mau para a credibilidade do sistema assente numa pseudo luta de contrários, onde uma das partes simplesmente não existe, ou é falsa, como o ex-ministro xuxialista demonstra com a sua falsa preocupação.

(1) Rácio da dívida portuguesa está bem acima da meta anual. A dívida pública atingiu 131,4% do PIB no final do primeiro semestre, rácio que se encontra acima da meta anual, fixada em 127,8% do PIB (Dinheiro Vivo, DN)

Sem comentários: