Como noticia 'O Estado de São Paulo', esta não é a primeira vez que o nome do General Kangamba aparece nas páginas dos jornais internacionais, que o dão como envolvido em casos de polícia: em França, a 14 de Junho, segundo noticiou então o jornal La Provence, a polícia alfandegária francesa apreendeu perto de 3 milhões de euros encontrados no porta-bagagens de dois Mercedes de matrícula portuguesa, e deteve cinco indivíduos, de nacionalidade portuguesa, angolana e cabo-verdiana, acusados de branqueamento de capitais e crime organizado.
Kwanzas are Welcome |
Após a sua saída precipitada do principado de Mónaco, onde se encontrava com uma corte de 20 amigos, o general e dirigente do MPLA regressou a Portugal (1). Entre os documentos apreendidos ao Chico Kamanguista, a polícia francesa encontrou documentos pessoais de transacções de diamantes entre Angola, Suiça e Israel. Nessa mesma ocasião, o "General" feito à custa de milhares de estropiados pela guerra em Angola com a qual enriqueceu, foi também noticia por ter comprado uma casa no mesmo condomínio privado do internacional português Ronaldo, em Madrid. Em Portugal o sobrinho de Eduardo dos Santos é o principal patrocinador do clube de futebol Vitória de Guimarães, que aliás tem as iniciais 'B K' estampadas nas camisolas de jogo, havendo um protocolo entre este clube e o Kabuscorp campeão nacional de Angola. Apesar do mandato accionar a Interpol, as autoridades brasileiras dizem não ter a menor esperança que o acusado e um outro comparsa (Carlos Silva, funcionário de Bento Kangamba em Portugal) venham a ser detidos, obviamente, nem no seu país, nem em "paises amigos". Mas será preso caso desembarque no Brasil. Portanto, por esta banda, a Máfia angolana estará também mal de "outras parcerias alternativas" a Portugal.
(fontes:
Jornal brasileiro Estadão, Diário Digital e Maka Angola)
adenda:
(1) Bento Kangamba escapou-se à detenção em França invocando imunidade diplomática... na qualidade de membro da Casa de Segurança do Presidente da República, no gabinete dirigido pelo General Manuel Hélder Vieira Dias “Kopelipa” (ler mais)
adenda II
O General Kopelipa, não é um angolano qualquer... é o nº2 do Regime... comprou vinhas no Douro, é accionista de vários bancos e gaba-se de possuir a casa mais cara do Algarve...
Sem comentários:
Enviar um comentário