Pesquisar neste blogue

terça-feira, outubro 29, 2013

Mapa comparativo do poder de compra por regiões na Europa


Portugal era, em 2010, o país da UE-27 que apresentava uma maior concentração do rendimento nos grupos do topo da distribuição, nomeadamente nos 1% mais ricos. Os 20% mais ricos abocanhavam 42,2% do produto, destes os 10% mais ricos ficavam com 27,2%, e finalmente, os 5% mais ricos com 17,1%. Esta era a situação dois anos depois do inicio da Grande Depressão de 2008. As desigualdades passados 5 anos de "crise" agravaram-se, As classes médias foram gradualmente perdendo rendimento real, empobrecendo, aproximando-se das camadas mais desfavorecidas, a raiar a miséria. O que traz à actualidade a famosa questão posta por Garrett nas “Viagens na minha terra" (1846): “quantos pobres são necessários para fazer um rico? – Passados 21 anos Marx publicaria o primeiro volume de O Capital (1867) e o modo como as relações sociais evoluem passaria a ser perfeitamente compreendida em função do modo de acumulação capitalista - “só nos recentes idos de 2010, 21 grandes grupos económicos em Portugal arrecadaram de lucros líquidos cerca de 10 mil milhões de euros, mais 150 mil por cento do que em igual período de 2009
fontes: 
          Gráficos

2 comentários:

voz a 0 db disse...

OLÁ!

Mas pelo que observo as MANADAS de escravos continuam na mesma.

Continuo a ver pobre a sustentar miserável.
Continuo a ver as belas sondagens (excelente ferramente de formatação de gado) a voltarem a dar vitórias ao PS.
Continuo a ouvir a mesma lenga-lenga do costume.
Continuo a ver a mesma forma de "luta" (até já chega ao rídiculo de fazerem marchas de autocarro, coisa mais linda)

Infelizmente continuo a ler notícias de bacanos(as) que se suicidam sem sequer aproveitarem este acto para fazerem algo útil pela sociedade.

Enfim... Não posso esperar nada de novo neste Portroikal pois os escravos (a maioria nem sabe o que são!) estão contentes com a sua condição.

Venha 2014... Estou a precisar de me RIR ainda mais!

Abr

(sugestão: Parar de consumir serviços e bens inutéis para a sobrevivência, aqui está uma bela forma de luta, o sistema colapsa que é um mimo)

Anónimo disse...

Ah grande voz a 0 db, concordo inteiramente consigo é inacreditável a estupidez e a inconsciência em que vivemos. Não se compreende como há tanta violência doméstica e esta não seja canalizada para os tarados do governo. Quem se quiser ver livre da vida, pode dar sentido à sua vida limpando uns tantos criminosos traidores, mesmo um já era positivo. Para além da limpeza desses cancros na sociedade a parte económica que eles chupam, também melhorava substancialmente. Imaginem não termos de pagar aos deputados parasitas reformados, aos ex presidentes da República, etc. Desde sempre tentei comprar Português e evitar produtos de empresas multinacionais, mas nem sempre isso é possível, infelizmente, deixámos de produzir muita coisa.