Pesquisar neste blogue

quarta-feira, maio 28, 2008

o sistema irracional da teta mecânica

“Ainda há pouco menos de cinco anos, a União Europeia debatia-se com o problema dos excedentes leiteiros, gastando fortunas para conservar as toneladas de produtos lácteos que não se vendiam. Vieram as medidas restritivas, (que como é sabido prejudicaram enormemente os produtores dos Açores) com a imposição à produção leiteira de quotas cada vez mais baixas, de que sairam beneficiados os paises responsáveis pelos excessos – Holanda, França, Alemanha, Itália.
Agora chegou-se à situação contrária. As medidas restritivas levaram à falta de leite na União Europeia. Os preços começaram a subir e a Comissão Europeia decidiu aumentar as quotas de leite a partir de 1 de Abril, com o objectivo de fazer baixar o seu preço, de acordo com os interesses dos grandes produtores do centro da Europa, enviando assim para a ruína mais umas tantas pequenas produções dos paises periféricos”. (in Politica Operária, Abril 2008)
Depois da Itália em Março passado, os produtores agro pecuários iniciaram hoje uma greve na Alemanha pelo aumento dos preços do leite.
.

Sem comentários: