Pesquisar neste blogue

sábado, maio 10, 2008

Portugal no Museu do Oriente

A palavra chave do novo museu é a alínea de Luiz de Camões “e entre gente remota edificaram...” mas o épico já na época notava: “Fazey, senhor, que nunca os admirados/ Alemães, Galos, Italos e Inglezes/ Possam dizer que sam pera mandados/ Mais que pera mandar os Portugueses.

Mas eu que falo humilde, baxo e rudo,
De vós não conhecido, nem sonhado?
Da boca dos pequenos sey contudo
Que o louvor sae ás vezes acabado.
Nem me falta na vida honesto estudo,
Com longa esperiencia misturado,
Nem engenho, que aqui vereis presente,
Cousas que juntas se achão raramente

“A gravura reproduzida representa a cidade de Nagasaki, no Japão. Nagasaki foi fundada em 1571 pelos Jesuitas Portugueses que escolheram o local segundo o sistema grego de Acropolis, virado para o mar e num local acidentado, por forma a permitir uma mais fácil defesa. Única cidade fundada por estrangeiros na história do Japão, Nagasaki é, por isso mesmo, uma cidade diferente das restantes cidades japonesas, tendo sido administrada durante sete anos por portugueses até à sua incorporação por Hidesyoshi, no governo central. Os portugueses gozavam ali de extra- territorialidade e o Capitão-Mor fazia justiça a portugueses e espanhóis, tendo sido o centro do cristianismo no Japão e do comércio com o exterior.
Neste periodo da história de Portugal fundaram-se, igualmente, São Paulo (1554), Rio de Janeiro (1565) e Feliz Lusitânia, hoje Belém do Pará (1616) no Brasil, Macau (1575) na China e Luanda (1575) em África. A fundação destas cidades em três continentes diferentes atesta bem a capacidade realizadora de Portugal no Mundo”, costuma referir a propaganda tardia do colonialismo – mas voltando a Nagasaki, que longo caminho percorremos para hoje nos terem atrelado à tribo judaica de Prometeus selvagens do "Projecto Manhathan" que no dia 9 de Agosto de 1945 "entre gente remota destruiram..." em minutos uma herança cultural tão rica?
vida e obra do judeu Julius Robert Oppenheimer o director do projecto de criação da bomba atómica em Los Álamos EUA
.

Sem comentários: